Faltam poucos dias para o baile de debutantes do projeto social Sonhos de Menina Moça. No período que antecede a culminância da terceira edição do projeto, as 19 jovens integrantes ensaiam a coreografia para a dança coletiva. O baile está marcado para a noite do dia 20 de agosto, no Clube São Bento.
Em três anos, o projeto, coordenado pelo Gabinete da Primeira Dama, beneficiou cerca de 50 meninas. Elas são escolhidas por meio do Cadastro Único e, além de realizar o sonho de debutar, participam de diversas atividades de promoção ao bem-estar, saúde e cidadania.
A primeira dama de Bento Gonçalves, Cynthia Pasin, destaca o objetivo do programa. “Sempre tivemos o intuito de fazer a diferença na vida destas meninas, promover a inclusão social, orientar psicologicamente, tratar sobre a auto-estima, conflitos familiares, entre outros”, declara. Ela acrescenta que a proposta contempla, também, meninas com deficiência.
A integrante Maiara da Silva é deficiente auditiva. Para a mãe, Josiane Padilha da Silva, o programa representa a oportunidade de inclusão. “Ela nunca teve amizades, porque o problema dela dificulta a aproximação das pessoas. Ali ela se sente inclusa e feliz”, afirma.
As jovens têm aulas sobre criação de texto, cultura e turismo do município, sexualidade, cuidados com a saúde, mercado de trabalho, etiqueta, entre outros. A estudante Elisama Fernandes de Souza integra a edição deste ano e diz estar muito contente com os cursos oferecidos. “Isso tem me acrescentado muito conhecimento”, complementa.
A estudante Ester Samara Nimer da Silva, hoje com 16 anos, participou da segunda edição dos Sonhos de Menina Moça e destaca o orgulho por ter sido contemplada. “Fiquei muito feliz quando soube que ia participar, foi uma oportunidade e tanto. É bom saber que na cidade onde moro há oportunidades para meninas que não possuem condições de ter uma festa de debutantes”, relata.
O sucesso do programa deve-se, também, ao apoio de parceiros. Cada uma das integrantes conta com um padrinho. Esses auxiliam na compra do vestido, sapato, entre outras despesas. O padrinho Cleimar Sfredo acredita no projeto há três anos. “É muito bacana, eu amo fazer isso, pois podemos mudar a vida das meninas. Se mais gente fizesse, mudaria o mundo”, conta, entusiasmado.
Sfredo é um dos padrinhos que concedeu à sua afilhada, Amanda Fidellis Muraro, o ingresso gratuito ao Colégio Medianeira, onde ela irá concluir o ensino médio. Integrante da edição 2015 do programa, ela conta que a oportunidade transformou sua vida. “Fiz novas amizades, passei a ser mais responsável. É importante ter compromisso com o projeto e aproveitar bem, pois é uma oportunidade única”.
Fonte: Divulgação/Gabinete da Primeira Dama – Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Divulgação/Ana Cris Paulus
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves