O tenente-coronel Luis Fernando Becker, atual comandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT), com sede em Bento Gonçalves e com abrangência de 25 municípios, foi transferido para Caxias do Sul para assumir a chefia do Estado Maior, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO/Serra).
A transferência foi publicada em boletim de movimentação de oficiais nesta segunda-feira, dia 10 de janeiro. Esta é a segunda maior função na Serra Gaúcha, atrás somente do comandante da autarquia na região, coronel Alexandre Brite da Silva. No boletim, porém, ainda não há um nome para assumir o 3º BPAT, no lugar de Becker.
A notícia pegou de surpresa o comandante e principalmente as principais lideranças do município, entre elas entidades representativas que já se mobilizam para tentar demover o Comando Maior da Brigada Militar a voltar atrás na transferência. Em recente entrevista à rádio Difusora, o comandante destacou que a vinda de 20 novos soldados e sargentos ao batalhão era de suma importância para a continuidade do trabalho e esforço para diminuir os índices de criminalidade no município.
O tenente-coronel Luis Fernando Becker, está oficialmente a frente do 3º BPAT desde maio de 2021, quando foi promovido e assumiu o lugar do tenente-coronel Paulo Cesar de Carvalho, que foi nomeado secretário de Segurança do município, porém está em Bento Gonçalves desde 2019. Ele ingressou na Brigada Militar em 1993, atuando no 10º BPM em Vacaria, 36º BPM de Farroupilha e 12º BMP em Caxias do Sul, antes de fazer parte do 3º BPAT.
Sobre o 3º BPAT
A Brigada Militar de Bento Gonçalves sofreu várias alterações em sua estrutura no decorrer dos anos, passando de uma fração com responsabilidade apenas sobre o município de Bento Gonçalves até a estrutura atual com responsabilidade por mais de 26 (vinte e seis) municípios.
A então Terceira Cia do 12º BPM (Cia de Bento Gonçalves) Comandada pelo Cap Francisco Bombassaro, continuou com esta denominação ate a criação do Destacamento Especial em 16 Dez 92, conforme Decreto nr 34.572 e instalação em 24 Jul 93 pelo Governador do Estado o Sr Alceu Colares, Prefeito Municipal de Bento Gonçalves Sr Aido Jose Bertuol, Cmt Geral da Brigada Militar Cel. Antonio C. M. Rodrigues e Cmt do 12 BPM TCel Jorge de Barros Guerra. Maj Celestino Volpato foi o primeiro Cmt do Destacamento Especial que continuou pertencendo ao 12 BPM (Caxias do Sul), apesar de ter como Cmt um Oficial Superior.
pós o Cmdo do Maj Volpato, o Destacamento Especial teve mais cinco Comandantes que foram eles: Maj Roberto Soares Louzada; Maj Celso R. dos Santos; Maj Álvaro Luis de Oliveira; Maj Luis A. Torres; Maj Francisco Bombassaro; Cap Paulo Adilson Koch
A denominação de Destacamento Especial permaneceu ate o ano de 1998, quando com o advento da nova reestruturação da Brigada Militar, passou a denominar-se Órgão de Polícia Militar de Bento Gonçalves( OPM).
A Brigada Militar de Bento Gonçalves tem sua sede na cidade de Bento Gonçalves, sito a Rua Teotônio Vilela, nr 262, Bairro Cohab II, ficando distante do centro da cidade 4 KM e do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO-Serra), Caxias do Sul, 50 KM.
O efetivo previsto e de 583 Policiais Militares, possuindo atualmente 314 Policiais, no âmbito de todo o Batalhão, perfazendo os 26 Municípios, sendo destes 36 Policiais Femininos.
Possui 87 viaturas para o Policiamento Ostensivo, na área do Batalhão, sendo que na sede são 27. Tem em sua sede, Bento Gonçalves, sob sua responsabilidade uma área territorial de 370,68 Km2, com uma população de mais de 100.000 Habitantes.
No ano de 2001 passou a ser Sede de Micro Região com responsabilidade sobre os Municípios de Garibaldi, Veranópolis, Cotiporã, Vila Flores, Fagundes Varela, Boa Vista do Sul, Santa Tereza, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Coronel Pilar.
No ano de 2004 no dia 02 de Marco, foi promovido a classificação de Batalhão, conforme publicado no BG nr 062 de 01 de abril de 2004, e confirmado pela Portaria nr 005 de 31 de marco de 2004, sendo denominado como 36 BPM, Batalhão – GIUSEPPE GARIBALDI, tendo como Prefeito Municipal Sr. Darcy Pozza e o Governador do Estado o Sr. Germano Antônio Rigotto.
O Primeiro Comandante do 36º BPM foi o Ten Cel EDISON ESTIVALETE BILHALVA, oriundo da ESEF (Porto Alegre) o qual recentemente, em 01 de Julho de 2004, passou o Comando, retornando a Capital para ser o Comandante do 4º RPMON, assumindo seu lugar o Ten Cel ATAMAR MANOEL CABREIRA FILHO, que veio do DLP (Porto Alegre).
No ano de 2006, através do Decreto Estadual n° 44.372, de 30 de março, foi instalado o 3° Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas, em substituição ao 36° Batalhão de Policia Militar, que foi para a cidade de Farroupilha, e confirmado pela Portaria n° 266/EMBM/2006, de 16 de junho de 2006, publicada no Boletim Geral nº 117, de 22 de junho de 2006, tendo como prefeito municipal o Sr. Alcindo Gabrielli, e o governador do Estado o Sr. Germano Antônio Rigotto.
No dia 23 de Abril de 2007, a Exma Srª Governadora IEDA RORATO CRUCIUS, assinou dois Decretos de relevância histórica e cultural do interesse da sociedade riograndense e da Brigada Militar:
Decreto 45.014 : Instituindo o Patrono do 3° Batalhão de Policiamento de áreas Turísticas : BATALHÃO GIUSEPPE GARIBALDI
Decreto 45.015: Instituindo o Brasão de Armas do 3° BPAT.
Ambos Decretos foram publicados no Diário Oficial n° 078 de 24 de Abril de 2007.
Tendo como primeiro comandante do 3° BPAT o Maj QOEM DANIEL RAMATIS DOS SANTOS. O Batalhão hoje é comandado pelo Ten Cel Luis Fernando Becker.
Está situado na Rua Teotônio Vilella, n° 262, COHAB, CEP 95705-698, Fone 54 3449-1000, 3449-1001, email 3bpat@brigadamilitar.rs.gov.br (Informações do site oficial da Brigada Militar)
Central de Jornalismo / Unidade Móvel Difusora
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves