Nesta sexta-feira, dia 26, a Brigada Militar desencadeou a operação Plano Tático Operacional – Fase XXII, que tem por objetivo atuar preventivamente de forma integrada nos municípios pertencentes ao 3º BPAT, totalizando 25 cidades, com ênfase na prevenção e repressão qualificada, visando coibir crimes como homicídios, tráfico de drogas, roubo e furto de veículos, com base em análises criminais.
Durante as ações, por volta das 17h, guarnições da ROCAM – Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas, juntamente com a Guarda Civil Municipal – GCM, realizaram abordagens qualificadas na Praça Centenário, área central de Bento Gonçalves, e localizaram em revista pessoal com um adolescente de 16 anos, nove (09) porções de maconha, pesando 13g, um celular e R$ 74 em dinheiro. O menor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil onde foi registrada a ocorrência por tráfico de drogas e posterior liberado para o responsável.
No bairro Maria Goretti, às 19h, Policiais Militares da FT realizaram incursões a pé em local conhecido pelo tráfico de drogas, sendo visualizados dois indivíduos, que ao perceberem a presença dos policiais empreenderam fuga, dispensando uma sacola contendo oito (08) tijolos de crack, pesando 8 Kg, e 1.201 pedras da mesma droga fracionadas prontas para venda, pesando 225 gramas, além de uma balança de precisão. Os suspeitos não foram mais localizados, sendo a droga apreendida e apresentada na DPPA para registro da ocorrência.
Por volta das 19h30, na Avenida Osvaldo Aranha, bairro Juventude, a ROCAM realizou a abordagem de uma motocicleta HONDA/CG 125 TITAN KS, cor verde, emplacada em Criciúma/SC, conduzida por um homem de 26 anos. Durante verificação foi constatado que o chassi da moto estava adulterado e o lacre violado, sendo removida e apresentada na DPPA juntamente com o condutor, onde foi realizado registro policial por adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
No transcorrer da operação, que encerrou as 22h, além das ações repressivas à criminalidade, foram realizadas visitas comunitárias, fiscalização das Medidas Protetivas de Urgência (MPU) pela patrulha Maria da Penha, barreiras com abordagens e fiscalização de trânsito; ações estas desenvolvidas em toda a área do 3º BPAT e contaram com apoio de outros órgãos, como Guarda Civil Municipal (GCM), Policia Rodoviária Estadual (3º BRBM) e Policia Rodoviária Federal (PRF).
BALANÇO DA OPERAÇÃO
Droga Apreendida: Crack 8,225 KG – Cocaína 20g, – Maconha 13,25g
Termos circunstanciados lavrados: 03 – Posse de entorpecentes
Pessoas abordadas: 409
Veículos abordados: 121
Visitas Maria da Penha: 05
Visitas Comunitárias: 17
Veículos recolhidos: 06
Autuações: 39
Comunicação Social do 3º BPAT
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves