Nesta quinta-feira (28), o 1° Pelotão de Caxias do Sul juntamente com o 3° Pelotão de Bento Gonçalves, realizaram operação de fiscalização de criadores de aves silvestres em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), a operação passeriformes foi efetuada nos municípios de Bento Gonçalves e Garibaldi.
Foram alvo da fiscalização 4 criadores autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), sendo que um deles não apresentou relação passeriformes do seu plantel de 70 pássaros silvestres devido a mesma estar suspensa pelo órgão ambiental competente, foi atestado também pela Bióloga da SEMA que as aves em sua tutela estavam em situação de maus-tratos devido a falta de alimentação, água suja e péssimas condições de higiene, com acúmulo de fezes nas gaiolas e viveiros.
Em outro criador foi constatado 05 aves silvestres mantidas em cativeiro sem licença ou autorização de órgão ambiental competente e 01 papagaio verdadeiro. Diante dos fatos foram confeccionados Termos Circunstanciado para ambos e as aves apreendidas pela SEMA e posterior serão entregues no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).
Materiais Apreendidos:
– 75 Aves Silvestres
– 15 Aves Domésticas ( Canário Belga)
– 61 Gaiolas
– Papagaio Verdadeiro
Fonte: Batalhão Ambiental da Brigada Militar
Fotos: 2ª Companhia
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco