Nesta terça-feira (12), ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, a abertura da 3ª Conferência Municipal de Cultura. O evento tem como tema norteador “Democracia e Direito à Cultura” proposto pelo Ministério da Cultura. Dessa forma, subjaz temas essenciais em diálogo com a atualidade e às políticas da área como economia criativa, diversidade e transversalidades de gênero, patrimônio, participação social, direito às artes, entre outros assuntos. Ainda, vão ser eleitos os delegados para a 6ª Conferência Estadual de Cultura que irão representar Bento Gonçalves.
Além disso, serão debatidos eixos pelos agentes culturais locais nesta quarta-feira (13) como: Democratização do acesso à cultura e Participação Social – Sandro Giordani e Marcus Flávio Dutra Ribeiro; Identidade, Patrimônio e Memória – Cristiane Bertoco e Sabrina de Lima Greselle; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural – Solana Corrêa, Elisangela Fontoura, Elisa Lentes e Juliana Peixoto; Eixo – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade – Daniela Sandrin Copat e Pedrinho Festa; Eixo – Direito às Artes e às Linguagens Digitais – Cristine Tedesco e Natalia Giacomelo.
O primeiro dia do evento teve a presença da representante do Ministério da Cultura – regional Rio Grande do Sul, Mariana Martinez, e do Sistema Estadual de Cultura, Alexandre Vargas.
Alexandre Vargas destaca a importância da realização da Conferência Municipal de Cultura. “No fundo, estamos falando de um Sistema Nacional de Cultura que replica o Sistema Estadual e o Municipal. O Sistema Municipal de Cultura tem uma lógica de pensamento de política de estado, no qual o município vai construir um plano de ação, de cultura, para dez anos. Com a participação da sociedade civil, é muito importante levar para a Conferência Nacional de Cultura a voz de Bento Gonçalves. É uma retomada do pensamento estrutural sobre o que significa um Sistema Municipal de Cultura de forma efetiva”.
Mariana Martinez ressaltou sobre o cenário de economia criativa da Serra Gaúcha e de Bento Gonçalves. “Os setores criativos já movimentam mais a economia do que setores como o farmacêutico, o calçadista, o automobilístico. E a gente vê muito isso na Serra Gaúcha, que é um arranjo produtivo local da economia criativa que trabalha tanto a questão da cultura quanto da inovação, do turismo, como esse grande eixo do desenvolvimento, de geração de emprego e renda. Esse debate vai além de ver a cultura como entretenimento, é garantia de todo cidadão e está na Constituição. E a cultura é um eixo indutor da economia dos municípios e Bento Gonçalves é um grande representativo dessa importância”.
A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Daniela Sandrin Copat, expressou sobre como a cultura e a vida são indissociáveis. “Sem cultura não temos memória. Ela está enraizada em tudo que a gente faz. E isso significa que temos um passado. A cultura precisa ser muito valorizada, pois somos sociedade porque existe ela. Que possamos ter uma experiência maravilhosa nessa Conferência Municipal para debater esse futuro que pertence a todos”.
O Secretário de Cultura Evandro Soares destacou sobre a instância de unir esforços entre o poder público e sociedade civil. “A cultura é diversificada. Todas as suas manifestações artísticas formam o que a gente é. Nosso povo, nossa cidade, nosso estado, nosso país, e isso é resultado de tudo aquilo que a gente representa, seja como poder público e sociedade civil. E a Conferência Municipal reflete esse empenho de estarmos em constante debate acerca das políticas públicas da área que auxiliam e a garantem o exercício diário da cultura”.
O evento contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico Daniel Amadio e do vereador Eduardo Pompermayer.
A 3ª Conferência Municipal de Cultura vai emitir certificado de participação mediante solicitação no ato do credenciamento.
Programação
DIA 13 DE SETEMBRO
Credenciamento – 18h -19h;
Apresentação documento base 19h – 19h30;
Grupos de discussão – 19h30 -22h00.
DIA 14 DE SETEMBRO
Credenciamento – 18h-19h;
Deliberação acerca das propostas para os eixos;
Eleição dos delegados para a 6ª Conferência Estadual de Cultura.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação