Nesta terça-feira (12), ocorreu na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, a abertura da 3ª Conferência Municipal de Cultura. O evento tem como tema norteador “Democracia e Direito à Cultura” proposto pelo Ministério da Cultura. Dessa forma, subjaz temas essenciais em diálogo com a atualidade e às políticas da área como economia criativa, diversidade e transversalidades de gênero, patrimônio, participação social, direito às artes, entre outros assuntos. Ainda, vão ser eleitos os delegados para a 6ª Conferência Estadual de Cultura que irão representar Bento Gonçalves.
Além disso, serão debatidos eixos pelos agentes culturais locais nesta quarta-feira (13) como: Democratização do acesso à cultura e Participação Social – Sandro Giordani e Marcus Flávio Dutra Ribeiro; Identidade, Patrimônio e Memória – Cristiane Bertoco e Sabrina de Lima Greselle; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural – Solana Corrêa, Elisangela Fontoura, Elisa Lentes e Juliana Peixoto; Eixo – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade – Daniela Sandrin Copat e Pedrinho Festa; Eixo – Direito às Artes e às Linguagens Digitais – Cristine Tedesco e Natalia Giacomelo.
O primeiro dia do evento teve a presença da representante do Ministério da Cultura – regional Rio Grande do Sul, Mariana Martinez, e do Sistema Estadual de Cultura, Alexandre Vargas.
Alexandre Vargas destaca a importância da realização da Conferência Municipal de Cultura. “No fundo, estamos falando de um Sistema Nacional de Cultura que replica o Sistema Estadual e o Municipal. O Sistema Municipal de Cultura tem uma lógica de pensamento de política de estado, no qual o município vai construir um plano de ação, de cultura, para dez anos. Com a participação da sociedade civil, é muito importante levar para a Conferência Nacional de Cultura a voz de Bento Gonçalves. É uma retomada do pensamento estrutural sobre o que significa um Sistema Municipal de Cultura de forma efetiva”.
Mariana Martinez ressaltou sobre o cenário de economia criativa da Serra Gaúcha e de Bento Gonçalves. “Os setores criativos já movimentam mais a economia do que setores como o farmacêutico, o calçadista, o automobilístico. E a gente vê muito isso na Serra Gaúcha, que é um arranjo produtivo local da economia criativa que trabalha tanto a questão da cultura quanto da inovação, do turismo, como esse grande eixo do desenvolvimento, de geração de emprego e renda. Esse debate vai além de ver a cultura como entretenimento, é garantia de todo cidadão e está na Constituição. E a cultura é um eixo indutor da economia dos municípios e Bento Gonçalves é um grande representativo dessa importância”.
A presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Daniela Sandrin Copat, expressou sobre como a cultura e a vida são indissociáveis. “Sem cultura não temos memória. Ela está enraizada em tudo que a gente faz. E isso significa que temos um passado. A cultura precisa ser muito valorizada, pois somos sociedade porque existe ela. Que possamos ter uma experiência maravilhosa nessa Conferência Municipal para debater esse futuro que pertence a todos”.
O Secretário de Cultura Evandro Soares destacou sobre a instância de unir esforços entre o poder público e sociedade civil. “A cultura é diversificada. Todas as suas manifestações artísticas formam o que a gente é. Nosso povo, nossa cidade, nosso estado, nosso país, e isso é resultado de tudo aquilo que a gente representa, seja como poder público e sociedade civil. E a Conferência Municipal reflete esse empenho de estarmos em constante debate acerca das políticas públicas da área que auxiliam e a garantem o exercício diário da cultura”.
O evento contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico Daniel Amadio e do vereador Eduardo Pompermayer.
A 3ª Conferência Municipal de Cultura vai emitir certificado de participação mediante solicitação no ato do credenciamento.
Programação
DIA 13 DE SETEMBRO
Credenciamento – 18h -19h;
Apresentação documento base 19h – 19h30;
Grupos de discussão – 19h30 -22h00.
DIA 14 DE SETEMBRO
Credenciamento – 18h-19h;
Deliberação acerca das propostas para os eixos;
Eleição dos delegados para a 6ª Conferência Estadual de Cultura.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor