39ª Feira do Livro de Bento Gonçalves encerra com pelo menos oito mil títulos vendidos

Entre os mais procurados o do patrono Eliandro Rocha, o novo livro de Ismael Sebben e da poeta Sabrina Dalbelo

Neste domingo (20), na Via Del Vino, ocorreu o encerramento oficial da 39ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. O evento proporcionou para a comunidade 140 atividades multiculturais por meio do tema “Histórias que todos contam”, que evocou sobre essa prática milenar humana de relatar a realidade e a ficção, causos e lendas, fábulas e contos de fadas, seja pela oralidade ou no papel. Dessa forma, pôde-se, também, propor um processo de ressignificações de histórias universalmente conhecidas e de criar novas narrativas, como bem demonstra os, aproximadamente, 30 mil pessoas que visitaram a Feira do Livro.

Uma das atividades que cria vínculos de incentivo à leitura foi o Escritor na Escola, que contemplou mais de 10 mil alunos, com a presença de 35 autores em educandários ou na Via Del Vino. A escritora Elaine Cavion, autora de livros como “O colecionador de águas” e“ O mestre dos guarda-chuvas”, esteve pela segunda vez participando. Para ela a atividade é “fundamental, pois o aluno olha o livro, lê, mas a presença do autor reforça o vínculo afetivo que a criança vai ter com o livro e a leitura. Culmina um trabalho que a escola realiza com a leitura”.

Para os livreiros, as vendas foram positivas. Mais de 8 mil títulos foram vendidos, sendo os mais procurados os novos livros do Escritor Homenageado, Ismael Sebben, “O cemitério de vagões e outros contos”, da poeta Sabrina Dalbelo, “O nome dela não importa”. Já do patrono Eliandro Rocha, o título mais vendido foi “Amigo secreto”. Vale destacar que as publicações relacionadas ao desenho da Pixar, “Divertidamente 2”, teve procura.

Para o livreiro Tiago Pirozza, de Caxias do Sul, que está há 29 anos no mercado, e, há mais de 15 anos não participava da Feira do Livro de Bento Gonçalves, o retorno ao município foi promissor, com vendas que “foram bem positivas, com um público bastante interessado”.

Já o livreiro Vitor Zandome está há mais de 30 anos na profissão e foi a primeira vez que esteve no evento. Para ele, as vendas também foram positivas: “entre as Feiras do Livro do interior, está entre as top, com um público-leitor bem qualificado. Também trouxemos muitos livros para jovens e a receptividade foi muito boa. Gostaria muito de retornar”.

Em seu pronunciamento, o Escritor Homenageado Ismael Sebben, refletiu sobre as atividades proporcionadas. “Eu acho que isso mostra cada vez mais que as Feiras vem evoluindo. Como Escritor Homenageado pude participar, visitar as escolas, de verificar os trabalhos que os professores e os alunos fazem para receber os escritores que vem de fora. Além disso, a Feira do Livro leva muita arte para as pessoas, traz uma diversidade. São momentos para uma criança que mais tarde voltará como adulto. Meu agradecimento a todos”.

O patrono Eliandro Rocha agradeceu a oportunidade. “Desde o convite para ser patrono a todas as escolas que eu fui, a forma como fui recebido pela comunidade de Bento Gonçalves, isso criou mais uma história dentro da minha história. Não há outra palavra para ser dita ao povo deste município: gratidão. Vocês são maravilhosos para o livro e para a literatura”.

O diretor do Sesc, Jaques Fachineli, destacou o comprometimento de criar mecanismos de incentivo à leitura. “Temos o registro de duas grandes Feiras do Livro, em Bento Gonçalves, todo o ano. Livreiros, escolas, escritor homenageado e patrono que viveram intensamente a semeadura do amor pela literatura, parabéns pelo trabalho. As histórias que aqui foram contadas possam ser espalhadas várias sementes de muito amor pela Literatura”.

O Secretário de Cultura e de Turismo, Evandro Soares, ressaltou sobre a promoção de ofertar um universo necessário para a cidadania. “É sempre uma honra realizar a Feira do Livro, visto que, é um evento que a gente trabalha com maior esmero e sabemos do significado que tem para a nossa comunidade, junto às crianças. Com certeza é o nosso maior festival multicultural, tendo como o carro-chefe o livro. É muito gratificante poder proporcionar às escolas, aos alunos, essa aventura tão importante para a formação do ser humano”

A Secretária de Educação Adriane Zorzi expressou seu sentimento sobre a união de esforços para produzir o evento. “Gratidão a todos que fizeram essa Feira do Livro acontecer: escritores, livreiros, profissionais, nossos colegas das Secretarias, que puderam levar a todos os nossos pequenos nas escolas e na Via Del Vino possibilidades de construírem muitas histórias, memórias e alegrias. Foi emocionante”.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura

PG

error: Conteúdo Protegido