39ª Feira do Livro de Bento Gonçalves é aberta oficialmente

Evento tem como tema “Histórias que todos contam” e expressa um compromisso de acessibilizar o livro e formar leitores

O ser humano é um ser construído por histórias, narrativas que se aproximam de universos reais e da ficção. Por excelência, o ato de escrever cria um processo criativo que vai além das suas fronteiras e estruturam o imaginário popular. E foi com esse sentimento que iniciou oficialmente, nesta quarta-feira (09), a 39ª edição da Feira do Livro. Com o tema “Histórias que todos contam” nada mais literário de começar o evento com personagens clássicos do imaginário coletivo como a Rainha de Copas e o Chapeleiro Maluco, de “Alice nos País das Maravilhas”, da Cia Garagem de Teatro. Os personagens interagiram com o público presente dentro de um estilo fabulístico, evocando bordões da história.

Em 2024, a Feira do Livro traz 140 atrações, sendo 35 escritores e escritoras, 20 apresentações musicais, 20 contações de histórias, 05 apresentações de espetáculos e intervenções teatrais, 11 palestras e/ou bate-papos, 08 lançamentos de livros e 09 livrarias que estarão comercializando livros com 15% de desconto.

O cerimonial de abertura contou com falas do Escritor Homenageado Ismael Sebben, do Patrono, Eliandro Rocha, do diretor do Sesc Jaques Fachineli, do Secretário de Cultura e de Turismo, Evandro Soares e do Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira. Os pronunciamentos evidenciaram o compromisso de difundir e acessebilizar o livro e a formação de leitores, onde o ato de ler pode transformar vidas.

Assim, o escritor e professor de Literatura da rede pública e privada de ensino, Ismael Sebben, trouxe uma reflexão do prazer da literatura, fazendo uma metáfora sobre a aventura da leitura e do leitor, dessa abertura que constrói repertórios reflexivos: uma relação tão propriamente humana.

“Vejo o leitor como um alguém cavando um buraco, jogando terra para cima e formando um monte. Se pensarmos nessa imagem sobre o viés da literatura, esse monte seriam os conhecimentos e vivências que a literatura nos proporciona. E, no momento em que saímos desse buraco, escalamos e ficamos em um monte, acima da planície, tudo pode ser visto com mais clareza: vê-se o horizonte, as fronteiras, o lado de lado, o outro. Portanto, desejo que a 39ª Feira do Livro seja um desses momentos em que se explora, se cava e que saiamos daqui enxergando mais e mais longe”, destacou.

O Patrono Eliandro Rocha é autor de livros consagrados da Literatura Infanto-Juvenil como “A ponte” e “Roupa de brincar”. Ele teceu uma ponderação sobre o ato de ler. “Quero parabenizar vocês por este evento tão lindo, que acontece no coração de Bento Gonçalves, onde o livro está. Ler é uma resistência, é compreender o outro, trazer a história para dentro da gente, interpretar e criticar. Se faz uma sociedade leitora com livros. Quero agradecer o convite!”.

Ainda, Eliandro falou um pouco sobre sua biografia e como as histórias e os livros entraram em sua vida. “Sou o sétimo filho de um casal de analfabetos. As histórias entraram dentro de mim pela oralidade. Meu pai era um pescador. Todo pescador tem uma boa história para contar e com meu pai não era diferente. E quando cheguei na escola, a minha professora me levou numa porta de madeira e estava escrito ‘felicidade’. Não! Estava escrito ‘biblioteca’. Daí entrei nesse universo entrou na mina realidade. Quando o livro entrou na minha vida só melhorou. Obrigado por abrir as portas da cidade de vocês e de confiarem no meu trabalho”.

Jaques Fachineli expressou sobre a continuidade de realizar eventos em prol do livro, da leitura e de leitores. “A parceria entre o Sesc e a Prefeitura sempre traz laços que promovem uma continuidade nas nossas ações, atividades e eventos que promovam o acesso aos valores da leitura e da circulação e difusão do livro. Bento Gonçalves é privilegiada de ter duas Feiras do Livro, sendo uma voltada para a área infantil e outra, geral. Assim, proporciona-se uma constância de políticas de planejamentos para uma sociedade leitora”.

Evandro Soares falou sobre as atrações que a Feira do Livro proporciona à comunidade. “As pessoas que tem a oportunidade de vir ao Centro da cidade, de entrar em contato com a Feira do Livro e suas atividades, visitar as bancas, que traz diversas opções culturais e artísticas para todas as idades. A Feira do Livro abrange a nossa comunidade, pois todas as escolas de nosso município está recebendo os escritores, com contações de histórias, tendo um encontro do fã com o seu artista, que é uma troca inestimável de vivências, de formação de leitores, de construir histórias. Vamos abranger um universo de mais de 10 mil estudantes”, enfatiza.

O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destacou que a Feira do Livro é uma fonte de riquezas culturais, especialmente para crianças e adolescentes. “É um evento muito importante, pois é o momento que contempla a criançada. Trazer jovens para incentivar a leitura, estimulando o contato com a cultura em geral. Eles vão assistir teatro música, criando vivências. É o nosso papel como sociedade de fomentar essa acessibilidade. Quem valoriza a cultura, valoriza a construção coletiva de saberes, e a Feira do Livro possibilita essa imersão”.

Após o cerimonial, a programação seguiu com a apresentação do grupo Farina Brothers.

Durante a semana, a Feira do Livro é aberta das 8h às 19h, neste sábado e domingo (12 e 13), das 12h às 19h, e no outro sábado (19) das 8h às 19h, e domingo (20), das 12h às 19h.

A 39ª Feira do Livro de Bento Gonçalves é realizada pela Prefeitura de Bento Gonçalves em conjunto às Secretarias de Cultura e Educação, a Fundação Casa das Artes, a Biblioteca Pública Castro Alves, o Sistema Fecomércio – Sesc e 16ª CRE. Conta com o apoio do Hotel Vinocap, Caita Supermercados, Uniasselvi, Curso de Design da Universidade de Caxias do Sul, Projeto Desalinha e Clube Aliança e, convida a todos para mergulharem nesse universo de histórias, livros e cultura.

 

error: Conteúdo Protegido