Abriu nesta manhã de terça-feira, 20, no Centro de Eventos Fiergs em Porto Alegre, a Expoagas 2019 – 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados. São mais de 370 expositores que buscam no evento a oportunidade de negócios entre o varejo e a indústria.
Dos expositores desta edição, 80,9% estão voltando ao evento, e 19,1% serão estreantes. A programação conta com uma feira de negócios com fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo e apresenta mais de 800 novidades ao mercado. Ainda, uma série de palestras, visitas, seminários e oficinas, e qualificações para diferentes públicos integram o cronograma da Convenção que acontece até quinta-feira, dia 22. A projeção é de 48 mil visitantes nos três dias.
As boas vindas foram dadas pelo presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, na solenidade de abertura, que ainda prestou homenagem a lideranças do setor, como o presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogério Bruno Sauthier, por sua contribuição ao modelo cooperativista e ao deputado federal Jerônimo Goergen (PP), como supermercadista honorário.
Durante o discurso, Longo reforçou a ideia de que a feira deve proporcionar conhecimento e grandes negócios, de modo a impulsionar o crescimento econômico não apenas para os supermercados. “Sempre defendemos uma indústria forte, um setor primário forte e uma economia plenamente aquecida. Temos muito trabalho pela frente, para fortalecermos todos os segmentos”, afirma o presidente.
Na ocasião, foi assinado o protocolo de intenções da AGAS com a Secretaria da Fazenda Estadual, com a finalidade de estabelecer um regime de parceria entre o segmento supermercadista e seus fornecedores para ajustes na classificação fiscal de produtos . Para o secretário Marco Aurelio Santos Cardoso, o passo mais importante é o ajuste fiscal para o desenvolvimento econômico. “Para isso, precisamos de programas de parcerias privadas e mais privatizações. A arrecadação tem que vir mais do desenvolvimento da economia e menos dos custos, assim, o Estado colabora para o crescimento do país”, afirma.
Também presente na cerimônia de abertura, o presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, afirmou que os avanços no país serão perceptíveis através das reformas tão necessárias ao futuro econômico do Brasil. Para o presidente, as novas leis vêm em benefício da geração de emprego e renda, o que é primordial para um país vencedor. “O empresário hoje, para gerar oportunidades de emprego, se esforça para oferecer produtos e serviços de qualidade. Devido a situação atual, nunca tivemos um cenário tão propício a aprovação de uma reforma tributária”, completa Bohn.
A edição de 2019, traz uma série de renomados palestrantes, tais como Glória Maria, Clóvis de Barros Filho, Alexandre Garcia, Marcio Atalla. Um dos destaques é o espaço Agas Jovem, que será presenteado com a palestra do CEO do iFood, Carlos Eduardo Moysés, bem como o Agas Mulher, que irá promover uma palestra sobre empreendedorismo e liderança feminina com a atriz e empresária Claudia Raia.
O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, também presidente da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), participou do ato. A previsão da Expoagas é de superar R$ 520 milhões em negócios.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações e fotos do repórter Nei Vignatti
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha