37º Enart celebra artes e tradições gaúchas com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura

Considerado maior festival de arte amadora da América Latina, evento acontece de 14 a 17 de novembro, em Santa Cruz do Sul

A 37ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) ocorrerá no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, entre 14 e 17 de novembro. Promovido anualmente pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e considerado o maior festival de arte amadora da América Latina, o evento foi autorizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), a captar R$ 350 mil via Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

Essa será a etapa final do Enart, que é realizada sempre no terceiro fim de semana de novembro e disputada pelos classificados das duas fases anteriores – as regionais e as inter-regionais, as quais aconteceram, respectivamente, de maio a julho e de agosto a setembro. A organização espera receber mais de 2 mil competidores e um público superior a 60 mil espectadores, oriundos de todas as regiões do Rio Grande do Sul.

Integram a programação as seguintes modalidades: inclusão, chula, danças gaúchas de salão, conjunto instrumental, violino ou rabeca, gaitas, violão, viola, causo gauchesco de galpão, pajada, concurso literário gaúcho, declamação, trova galponeira, conjunto vocal, solista vocal e danças tradicionais. Somente entidades e seus associados filiados ao MTG, maiores de 15 anos, podem participar do Enart, que conta com envolvimento de todas as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado.

O foco do campeonato são os artistas amadores, com exceção dos músicos das danças tradicionais, que podem ser profissionais. Realizado desde 1986, o Enart ocorre desde 1997 no Parque da Oktoberfest. Mais informações podem ser encontradas no site do evento e na página do MTG no Instagram.

Por Douglas Carvalho / Ascom Sedac

error: Conteúdo Protegido