37ª Feira do Livro encerra com muita emoção em Bento Gonçalves

Os onze livreiros comercializaram em torno de 6 mil livros
Neste domingo (16), ocorreu na Via Del Vino o encerramento da 37ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. O momento foi de muita emoção após 12 dias intensos que contou com 122 atividades educacionais. Juntos, os onze livreiros comercializaram em torno de 6 mil livros e 45 mil pessoas passaram pelo evento.

Fábio Rocha, proprietário da Bookseller Nômades, de Capão da Canoa, tem a livraria desde 2017 e esteve pela primeira vez em Bento Gonçalves. “Foi muito bom. A gente faz Feira em outras cidades aqui da região e tínhamos uma expectativa boa em relação a Bento. Sem dúvida, foi uma experiência ótima, positiva. E queremos estar na Feira do ano que vem, pois teve uma organização muito boa”.

Gabriela Teixeira, proprietária do Sebo Curumim, que tem dois anos de comércio, compartilha da mesma opinião. “Gostei muito de ter participado da Feira do Livro de Bento Gonçalves. O público bastante interessado em livro e a Feira tem uma estrutura boa. Foi uma boa experiência”.

Ao todo, 31 autores de diversas regiões do Brasil participaram do evento e foram lançados nove livros durante o encontro. Aproximadamente, 9 mil alunos participaram das atividades, de 48 escolas e 2 universidades. Além das apresentações teatrais, musicais, danças e oficinas e Feira do Livro Infantil do SESC.

Neste ano, a Feira teve como tema “Qual o seu destino literário” e lema “Explore novas jornadas”. O patrono foi o poeta paulistano Zack Magiezi, um autor de muito sucesso nas redes sociais, onde conseguiu criar uma ponte com o leitor desses veículos. Ele é autor de obras como “Notas sobre ela”, “Para o amor que vai chegar”, entre outros títulos.

O Escritor Homenageado foi uma das figuras mais importantes do município, tendo publicado mais de dez livros tendo como tema a uva e o vinho. Firmino Splendor participou das atividades e, em sua fala, ressaltou sobre a importância de se ter uma Feira do Livro.

“O meu agradecimento a Feira do Livro por programar atividades que envolveram a criança, que amanhã ou depois, também estarão escrevendo suas obras. Dentro de tudo isso, o grande público bento-gonçalvense que soube prestigiar todos os programas desenvolvidos e a própria participação dos livreiros com a comunidade. Parabéns, Bento Gonçalves. A Feira está encerrando, mas muitas recordações ela nos deixou, de contentamento, de nobreza, de enriquecimento, de saber, de conhecimento”.

Parceiro da Feira do Livro e tendo realizado no sábado, 15 de outubro, a 6ª Feira do Livro Infantil Sesc, o diretor Jaques Fachineli destacou sobre o incentivo à leitura.“Agradecer nesta parceria de longa data que a gente consiga renovar cada vez mais. Conseguimos atingir o objetivo e o propósito de sempre estimular a leitura e formação de novos leitores, o aprendizado e o conhecimento que nunca é demais. Estimular sempre o consumo do livro, o hábito da leitura, nas nossas crianças, amigos, familiares. Hoje é o encontro de partida para a próxima Feira 2023”.

A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, salientou sobre a edição ser de retomada.“Esse é o momento de dizer que esta Feira aconteceu a muitas mãos para que nossas crianças pudessem participar das atividades. Estamos encerrando a Feira com a sensação de dever cumprido e de um trabalho muito bom. Sabemos que educação, a leitura e a cultura nos fazem aprender, crescer, sonhar e querer mais”.

O Secretário de Cultura Evandro Soares expressou sua gratidão.“Todas as atividades valeram a pena, pois notamos no olhar da garotada que saiam vibrando com as histórias que foram contadas, com o cheirinho do livro na mão, com o envolvimento com a leitura e a literatura. Sou muito feliz de ser secretário de cultura deste município porque a Prefeitura nos proporciona fazer esta grande entrega para a nossa comunidade e realmente ver que Bento Gonçalves sempre merece o melhor. Muito obrigado a todos”.

Projeto “Despertar da paixão pela leitura”

A Secretaria Municipal de Cultura, através da Biblioteca Pública Castro Alves em parceria com a Árvore Livros, proporcionou um desafio aos pais e seus filhos das escolas municipais para a leitura através da plataforma da biblioteca digital.

O Projeto “Despertar da paixão pela leitura” teve por objetivo o estímulo à leitura dos livros digitais e criação de releituras através de um vídeo e teve 60 inscrições. A proposta do mesmo foi incentivar a prática de leitura, despertando o interesse, a criatividade e o envolvimento entre os estudantes da rede municipal de ensino.

Os estudantes autores dos seis trabalhos vencedores serão premiados com: mochila, caneta, botton, copo, garrafa personalizada e kit com 6 livros.

O encerramento da 37ª Feira do Livro contou com a participação do Coral da Fundação Casa das Artes.

A 37ª Feira do Livro foi realizada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias de Cultura e Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio RS – Sesc e 16ª Coordenadoria Regional de Educação. Patrocínio Corsan Evoluir nos define – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Apoio do Curso de Design da Universidade de Caxias do Sul, Hotel Vinocap, Dall’Onder Grande Hotel, Clube Aliança, Bento Transportes, Uniasselvi e Fundação Marcopolo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Jose Martim Estefanon

error: Conteúdo Protegido