33º FestiQueijo reúne mais de 34 mil pessoas em Carlos Barbosa
Maior festival gastronômico da Serra Gaúcha encerrou neste domingo (27) com mais de 50 tipos de queijo, vinhos e espumantes, além de farta programação cultural e 72 shows. Próxima edição ocorrerá de 26 de junho a 26 de julho de 2026
O 33º FestiQueijo encerrou neste domingo (27) com números que comprovam o sucesso de mais uma edição histórica. Em cinco finais de semana, o festival gastronômico reuniu mais de 34 mil pessoas, desde a abertura oficial, passando pelo FestiQueijo dedicado exclusivamente aos idosos, até o fechamento, no Centro Cultural Mãe de Deus, em Carlos Barbosa, que desfrutaram de sabores inigualáveis e de 72 atrações culturais.
Outros destaques da edição deste ano foram os eventos paralelos ao festival, como a Feira Feito em Barbosa, com 32 expositores locais, e a Estação das Etnias, uma homenagem aos povos que colonizaram o município. Atrações esportivas e culturais como a 13ª Olimpíada Colonial, a 1ª Meia Maratona e 10 Rústica e Minirrústica, 8º Pedal, 14º Torneio de Futsal Feminino e XII Rally dos Vinhedos também reuniram milhares de pessoas em Carlos Barbosa e ajudaram a celebrar um mês inteiro de programação. Na última semana ainda ocorreram o 25º Seminário Internacional do Leite e o 8º Concurso Estadual de Queijos.
Consolidado como o maior evento gastronômico da Serra Gaúcha, o FestiQueijo é uma verdadeira vitrine da excelência local, unindo gastronomia de alto nível a uma programação artística vibrante e diversificada.
O presidente do 33º FestiQueijo, Francisco Guazzelli, enfatiza que o festival deste ano marcou uma retomada após um ano sem poder ser realizado em função das fortes chuvas ocorridas em maio de 2024. O presidente valorizou o espírito comunitário que se fortaleceu ainda mais nesta edição, contribuindo para que o festival seja um dos principais atrativos da Serra Gaúcha durante o inverno.
“O FestiQueijo foi um sucesso. Entre os fatores que podemos apontar para esse resultado é a equipe qualificada, tanto na diretoria voluntária, como na ACI e do Poder Público Municipal. É um festival dinâmico, são 15 dias de intensa programação, quando passaram mais de 30 mil pessoas, e isso demanda foco total, o tempo todo. Outro fator que merece destaque é o envolvimento da comunidade, do trabalho voluntário, desde a presidência até as equipes que atuam na portaria, recepção, ou qualquer outra área. É esse comprometimento um dos principais motivos para que tivéssemos mais um grande FestiQueijo”, reconhece Guazzelli.
“A Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa sente-se profundamente orgulhosa por ter desempenhado um papel tão significativo e representativo na realização deste evento que, mais uma vez, destacou a força da nossa cultura, gastronomia e potencial turístico. Mais do que isso, é uma grande satisfação poder demonstrar aos nossos associados a relevância e a força institucional da ACI, reafirmando nosso compromisso com o desenvolvimento de Carlos Barbosa e de suas empresas”, enaltece a presidente da ACI, Alexandra Käfer Rossi.
“O FestiQueijo de 2025 já deixa saudades e entra para a história pelo grande sucesso de todos os eventos paralelos que fizeram parte da programação. Foi gratificante para nós da Administração Municipal saber que realizamos e entregamos mais um festival de excelência, que se renova e se reinventa a cada edição”, destaca o vice-presidente de Eventos/Gestão Pública do FestiQueijo, o secretário de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio de Carlos Barbosa, Fabio Rogerio Basso.
As inscrições para o Concurso Senhorita FestiQueijo e Dama de Companhia – biênio 2026/2027 – encerraram-se neste domingo. A escolha da nova corte será realizada no dia 18 de outubro de 2025 e definirá a dupla que representará as próximas duas edições do festival. A próxima edição do maior festival gastronômico da Serra Gaúcha ocorrerá de 26 de junho a 26 de julho de 2026.
Fonte: Assessoria de imprensa do 33º FestiQueijo
MCom Comunicação (@mcomcomunicacao)
Fotos: William Cabral/Off Photo
Exposição “As Cores do Basalto”, de Mauri Menegotto, chega à UCS Bento com entrada gratuita
Festival Respira premia dez curtas em cerimônia de encerramento
Últimos dias para conhecer e visitar as exposições de julho na Fundação Casa das Artes