Iniciou nesta quarta-feira, 10, a 33ª Feira do Livro de Bento Gonçalves. Nesta edição, o evento traz o tema a “Influência digital para compartilhar a Literatura” e slogan “A Literatura conecta”. A escolha desta temática justificasse porque hoje a literatura se aproxima cada vez mais das crianças e jovens através dos meios digitais e sites de redes sociais e não apenas pelos meios mais clássicos, como bibliotecas escolares e públicas.
Num mundo em constante evolução dos meios de comunicação e dinamização do acesso à leitura, é necessário criar, oferecer e tornar acessíveis debates sobre as novas formas de leitura e plataformas que levam o livro até o público, promovendo os dois suportes como fomentadores desta experiência essencial para a formação do ser humano.
Seguindo uma das políticas culturais do município, a de valorizar os artistas locais, o autor homenageado desta edição é escritor, jornalista, fotógrafo e produtor cultural, Fabiano Mazzoti. Em seu currículo literário possui obras importantes, sempre tendo como cenário principal a cidade, seja por meio da escrita ou na fotografia, a qual tem grande apreço. A primeira delas, “Bento Gonçalves em foto e poesia” foi lançada em 2010, marcada pelos 120 anos do município. Atualmente, Mazzotti está com dois novos projetos que serão lançados em breve: “O livro do Capitel” e “100 anos do Esportivo”.
Em seu pronunciamento, Mazzotti destacou que “o espaço de tempo que a Via Del Vino estará ocupada pela estrutura da Feira do Livro é refúgio de enriquecimento intelectual para a nossa comunidade. Sinto-me feliz pela condição de homenageado deste ano e com energia para engrandecer e promover o evento cultural mais tradicional de Bento Gonçalves”.
O patrono da 33ª Feira do Livro é Pedro Guerra. Natural de Caxias do Sul, Guerra é escritor, empreendedor, psicanalista, jornalista e é pós-graduado em Marketing pela FGV. Ganhou diversos prêmios nas áreas de contos, crônicas e poesias, sendo o mais recente o prêmio Açorianos de Literatura, pelo livro “Precisava de Você”. Além do lançamento de seus novos livros, trabalha ministrando cursos de escrita, marketing e empreendedorismo, bem como, realizando visitas em escolas, onde promove a formação de leitores, tendo atingindo a marca de 13 ml estudantes, em seis anos de carreira.
“Vou falar de Bento Gonçalves e as conexões que a vida nos coloca. A Feira do Livro deste município foi uma das primeiras feiras que me acolheu como escritor, me dando espaço e voz em sua programação e hoje, estou patrono. É uma honra imensurável promover a literatura e a leitura, pois estamos em constante interação nas narrativas, sejam elas físicas ou virtuais”, realçou Guerra.
O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, enfatizou que “este evento literário tem a missão de, anualmente, manter seus objetivos de aproximar todas as idades ao livro, pois, estimula o exercício crítico e o pensamento”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Móises Scussel, ressaltou a importância do livro na vida das pessoas: “Um livro pode transformar a vida de um ser humano, ampliando sua visão de mundo, abrindo um leque de imaginações e interpretações.”
Em seu pronunciamento, o prefeito Guilherme Pasin disse que “iniciamos, hoje, mais uma edição da Feira do Livro. Durante estes dias nossa Via Del Vino se transforma em um espaço para viajar com a leitura. É o apreço pelo detalhe, que faz com que este evento literário cresça a cada ano que passa. Se eu puder dar uma missão, é de que cada um divulgue de forma plena essa edição de 2018”.
A cerimônia de abertura contou com a presença de Daniele Encarnação, do Colégio Estadual Landell de Moura, que apresentou o evento em LIBRAS.
A 33ª Feira do Livro de Bento Gonçalves é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e Governo Federal, juntamente com a Prefeitura, secretarias da Cultura, de Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio – RS/Sesc e 16ª CRE. O evento tem como patrocinadores a Caixa Econômica Federal, a Anderle Transportes, a Companhia Riograndense de Saneamento Corsan e a Giordani Turismo e possui o apoio do Curso de Design UCS Carvi e do Hotel Vinocap.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto de capa: Jose Martim Estefanon
Fotos: Central de Jornalismo Difusora
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa