Feira e festa estão agendadas para ocorrer de 12 a 22 de junho de 2025 em Bento Gonçalves
Conectando passado, presente e futuro em uma história a ser vivida por todos, a 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho trazem, como inspiração para a programação que ocorre de 12 a 22 de junho de 2025, a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A temática, bem como as diretorias voluntárias a frente da feira e da festa, foram apresentadas na noite de 30 de outubro, em encontro realizado na sede da entidade promotora, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves.
Sob a liderança do diretor-geral César Anderle, a maior feira multissetorial do país vem com o desafio de ampliar os bons resultados da edição deste ano, que reuniu 274 mil visitantes e gerou estimados R$ 50 milhões em negócios para os cerca de 450 expositores. “Aceitei com muita alegria esse desafio, mas também com muita responsabilidade, conhecendo o peso dessa feira e sua importância para nossa comunidade”, disse.
E fez um paralelo com o tema escolhido para a edição do próximo ano. “Essa motivação para aceitar desafios está em nosso DNA, com a essência dos imigrantes italianos que aqui chegaram em 1875 e que desbravaram a região, transformando-a em uma região pujante, empreendedora, próspera. Em 2025, celebraremos os 150 anos da imigração italiana no Estado e temos o momento perfeito para compartilhar essa história com o público da ExpoBento e da Fenavinho. E, mais do que isso, convidar a todos para que venham vivê-la conosco”, disse ao apresentar a peça conceitual da campanha.
O contexto para a realização da 20ª Fenavinho não poderia ser mais inspirador, na avaliação do coordenador da 20ª Fenavinho, Alexandre Miolo. “Estaremos homenageando nossa história, a saga da imigração italiana, que está intimamente conectada com a história da nossa querida Festa Nacional do Vinho. Com os mesmos valores dos imigrantes italianos que desbravaram a região, seguimos, hoje, construindo nosso futuro. Acreditamos na força do trabalho e na união de esforços em busca de conquistas coletivas. O legado de nossos colonizadores, que está presente em cada garrafa de vinho elaborada pelas nossas vinícolas, vai aparecer em todos os detalhes da programação da 20ª Fenavinho – teremos a melhor combinação entre tradição e inovação, entre passado e futuro, em uma história que será vivida por todos”, explicou.
Importância para o município
Ao dar início a mais um capítulo importante na história, ExpoBento e Fenavinho consolidam sua contribuição para o desenvolvimento econômico e para fomentar o empreendedorismo em Bento Gonçalves, conforme destacou o presidente do CIC-BG, Carlos Lazzari. “Em 2024, feira e festa foram os primeiros eventos que fomentaram a retomada da economia gaúcha após o desastre climático de maio e cumpriram um papel fundamental nesse movimento de recuperação. No próximo ano, seguramente continuarão prestando essa valiosa colaboração para o fomento econômico, para o fortalecimento do empreendedorismo, para a expansão do turismo e, assim, para o desenvolvimento de toda a microrregião”, disse.
Nesse desafio, feira e festa já contam com o apoio do poder público municipal, conforme destacou o vice-prefeito de Bento Gonçalves, Amarildo Lucatelli. “Seremos parceiros para que a feira e a festa sejam cada vez melhores, porque o sucesso da ExpoBento e da Fenavinho também são o nosso sucesso”, disse.
Diversidade para ser vivenciada
A proposta que conecta a 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho às comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul é muito forte e simbólica porque homenageia, também, todas as etnias que colonizaram a região e têm fundamental importância para que a Serra gaúcha tenha se construído com a força e representatividade que tem hoje, conforme destacou a Imperatriz da 20ª Fenavinho, Laura Caroline Pouluk Strozak, representando também as damas de honra Yasmin Luiza De Lima Barbacovi e Graziele Miszevski. “A ExpoBento, na condição de maior feira multissetorial do país, cumpre muito bem sua missão de dar espaço e protagonismo à diversidade – seja ela de opções de compras, de opções de gastronomia, de opções de shows ou, nesse caso, de culturas que estarão integradas vivendo essa experiência. Nossa querida Fenavinho convida para o sempre inspirador encontro entre passado, presente e futuro, integrando a todos nós em um verdadeiro brinde por tudo aquilo que melhor representa nossa região: nossos valores, nossa cultura, nossa força trabalhadora, nosso empreendedorismo e, claro, nosso amor pelo vinho. Com tantos elementos, a 33ª ExpoBento e a 20ª Fenavinho certamente serão experiências inesquecíveis! Serão verdadeiramente experiências de inclusão, em todos os sentidos”, disse Laura.
Uma história que se vive
Inspirada pelo tema ‘Uma história que se vive!’, o slogan da 33ª ExpoBento e da 20ª Fenavinho carrega a ideia de que a história não está apenas no passado, mas é continuamente vivida e atualizada através de nossas tradições, cultura e inovações. A proposta une passado e presente, mostrando que as experiências vividas na ExpoBento e Fenavinho celebram tanto as raízes quanto a evolução, convidando o público a ser parte ativa dessa jornada que molda nossa identidade.
O coração da peça está na troca de uma taça de vinho entre o senhor e a mulher, um gesto que simboliza a transmissão do conhecimento, das tradições e da cultura vitivinícola para as novas gerações.
Essa interação vai além da promoção dos eventos, pois celebra a harmonia entre tradição e inovação, convidando o público a refletir sobre o tema. E, claro, que representa a Fenavinho, que desde a retomada pelo CIC-BG, ocorre de forma conjunta com a ExpoBento.
Diretoria da 33ª ExpoBento
Diretor-geral: César Anderle
Industrial
Diretor: Jonatas Ferrari
Vice: Gilson Rigo
Comercial
Diretor: Gustavo Predebon
Vice: Jaqueline Tonietto
Projetos
Diretor: Jussara Canabarro
Vice: Gabriel Dupont
Marketing
Diretor: Taciele Monteiro
Vice: Raquel Fronza
Eventos
Diretor: Vinícius Bortolo Buffon
Vice: Rodrigo Terra de Souza
Serviços
Diretor: Filipe Almeida
Vice: Vicente Tomasi
Comite da 20ª Fenavinho
Coordenador: Alexandre Miolo
Diretoria de Enoturismo
Maiquel Vignatti
Ana Possamai
Curadoria Vinícola
Jones Valduga
Delphine Vasquez
Diretoria Cultural e Estrutural
Arthur Dequigiovani
Diretoria dos Jogos Coloniais
Vanessa Toresan
Edvaldo Gallon
Diretoria de Relações Sociais e Comunitárias
Janaine Arpini
Julia Pasquali
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: Cesar Silvestro
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro