O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), através do 3º Batalhão Rodoviário de Garibaldi, intensificou a fiscalização e a orientação aos motoristas que trafegam pela ERS-431, rodovia que liga Bento Gonçalves a Cotiporã, São Valentim do Sul e à região de Guaporé. A via ganhou ainda mais importância como alternativa para o acesso a Veranópolis, após os deslizamentos que afetaram diversos trechos da BR-470, na Serra das Antas, em 2024.
Na última semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou o bloqueio total da rodovia federal em determinados horários, previamente definidos e já informados pela autarquia. A medida aumenta ainda mais o fluxo de veículos na ERS-431, entre Bento e Cotiporã.
Na manhã desta quarta-feira, dia 10, o comandante do 1º Pelotão do 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, com sede em Garibaldi, tenente Dejair Nunes da Fonseca, falou à reportagem da Rádio Difusora sobre a atuação das equipes.
“Desde o ano passado temos intensificado a fiscalização na ERS-431 e nas demais rodovias que servem como alternativas à BR-470, desde as intempéries climáticas, quando essas vias passaram a ser um plano B. Nesta semana recebemos a informação do DNIT de que haveria bloqueio total da rodovia. Já sabendo da situação, tomamos medidas de prevenção de sinistros e reforçamos a fiscalização”, explicou.
Com os bloqueios, o CRBM intensificou o trabalho no trecho entre Bento Gonçalves e Cotiporã, com equipes de Garibaldi, e entre Cotiporã e Veranópolis, com equipes de Nova Bassano.
O militar destacou ainda que o desconhecimento dos motoristas sobre as condições da rodovia é um agravante para acidentes. “Muitos condutores não têm conhecimento do real perigo e das circunstâncias de relevo que a ERS-431 apresenta.”
O aumento do tráfego já trouxe reflexos em acidentes. Na sexta-feira, dia 5, um homem morreu após o caminhão que dirigia colidir contra um paredão de pedras. Já na terça-feira, dia 9, três pessoas ficaram feridas em uma colisão entre um caminhão e uma van.
“É um local que inspira cuidados. Já fizemos uma avaliação e contatamos o Daer para que juntos possamos encontrar uma solução, seja com a ampliação da sinalização, pintura das faixas ou instalação de placas laterais, a fim de alertar os condutores”, afirmou. Ele reforçou ainda a necessidade de atenção: “Nossa solicitação é que os usuários verifiquem as condições dos veículos, principalmente os pesados, e respeitem a sinalização. Muitos motoristas não conhecem o trecho, não sabem onde podem ultrapassar e acabam cometendo infrações que resultam em acidentes com vítimas”.
O tenente ressaltou que o CRBM seguirá intensificando a fiscalização, especialmente no controle de peso de caminhões e veículos de carga, lembrando que a rodovia tem limite específico para tráfego. “Estamos aqui para auxiliar em qualquer demanda dos usuários. Solicitamos que nos comuniquem para que possamos tomar as providências necessárias”, finalizou.
Más condições e descaso
A ERS-431, principalmente no trecho após a ponte que liga Bento a Cotiporã, apresenta sérios problemas de conservação desde as enchentes de 2024. Faltam sinalização, acostamento e manutenção do asfalto, além de pontos de deslizamento. A situação já motivou diversas manifestações de moradores, que denunciam o descaso do poder público. Outro exemplo é a ligação entre Santa Bárbara e São Valentim do Sul, feita por balsa desde a queda da ponte.
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