30 postos de combustíveis são autuados no RS por descumprimento de normas de segurança

Auditores-fiscais da Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRT-RS) autuaram 30 postos de combustíveis no estado por descumprimento de normas de segurança no descarregamento dos caminhões-tanque.

As operações, que tiveram início em fevereiro, foram motivadas pelo risco grave e iminente à saúde e integridade física de frentistas e gerentes de pista que realizam o descarregamento de combustível nos postos. Os auditores verificaram que havia risco de queda dos trabalhadores dos caminhões.

Segundo a fiscalização, os postos foram autuados por descumprimento à NR-35, norma que trata do trabalho em altura. Durante as ações, também foram constatados casos de ausência de exames periódicos obrigatórios para quem trabalha em exposição ao benzeno, conforme prevê a NR-9.

Segundo o auditor-fiscal Guilherme Candemil, foram lavrados mais de 300 autos de infração. “Alguns postos já foram desinterditados por terem eliminado o grave e iminente risco, além de se comprometerem a implementar medidas para acabar com o trabalho em altura no prazo de 12 meses”.

Candemil acrescenta que “os trabalhadores responsáveis pelo descarregamento de combustível devem passar por treinamento, e os caminhões precisam ser adaptados com sistema de guarda-corpo e rodapé enquanto o trabalho em altura não for eliminado completamente”.

Está prevista para o dia 4 de agosto uma reunião entre a SRT-RS e o Sindicato de Postos Revendedores de Combustível para tratar da adequação do descarregamento de combustível dos caminhões-tanque.

Fonte: Ministério do Trabalho

 

error: Conteúdo Protegido