Aconteceu na noite de segunda-feira, dia 2, na Fundação Casa das Artes, o 2º Fórum de Educação. O evento foi uma realização do Serviço Social do Comércio (SESC) e da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e aproximadamente 400 profissionais da área da educação participaram.
A pedagoga Tânia Ramos Fortuna ministrou a palestra “Formação Lúdica Docente: o que o professor deve saber e fazer para ser um educador que brinca”. Tânia é professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é coordenadora geral do Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”, no qual criou e dirige a Brinquedoteca Universitária e realiza ações de formação continuada sobre jogo e educação.
Tânia ressalta a importância do brincar na fruição relacional entre professor e aluno: “Uma das minhas preocupações é sensibilizar os professores para como colocar a brincadeira no lugar que ela merece na escola. Não num lugar que seja só na hora do recreio, na aula de artes. A brincadeira precisa estar presente em todos os momentos dessa prática porque brincar é aprender”.
A secretária adjunta da Secretaria de Educação, Adriane Zorzi, destacou que “este momento é para refletir e pensar no lúdico. Sabe-se que a criança aprende quando ela tem prazer na construção do conhecimento. Por isso, a brincadeira é tão necessária na formação da criança na sua vida escolar e o professor precisa ser o promotor de uma pedagogia lúdica”.
O evento teve a participação da Escola Municipal Infantil Espaço dos Sonhos com uma apresentação musical sobre o tema.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Jose Martim Estefanon
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves