2ª Conferência dos Povos de Matriz Africana será realizada em maio

A Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana realizam no dia 5 de maio, às 19h15, em formato online, a 2ª Conferência dos Povos de Matriz Africana. O evento tem como objetivo a apresentação das ações da gestão 2019/2021 e a eleição de quatro conselheiros e suplentes para compor o novo Conselho.

Assim, a Secult e o Conselho convocam os cidadãos e cidadãs representantes da sociedade civil organizada, escolhidos entre as entidades que tratam de direitos de Ylês instituídos, considerados ainda por casas de Matriz Africana, Terreiros de Umbanda, Tendas e demais conceituações reconhecidas.

A atual presidente do Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana, Lisiane Pires, também conhecida como Mãe Lisi, ressalta o caráter histórico da criação da entidade e de seus benefícios. “A comunidade de Matriz Africana de Bento Gonçalves e, por extensão, da região, conseguiu a sua representatividade oficial, pois construiu uma política pública cultural concreta de combate aos preconceitos dos mitos gerados sobre os processos e rituais dos Ylês. Com a construção do Conselho, percebemos uma melhora significativa de amparo para as casas deste segmento de religião, bem como, um fortalecimento do diálogo com o Poder Público local. É um caminhar positivo enquanto sociedade”.

Lisiane salienta ainda a importância da Conferência. “Agora se encerra uma fase e inicia uma nova etapa a partir de maio. Com a eleição de novos conselheiros, vai ser dado segmento ao trabalho de alcançar outras melhorias de políticas públicas para a comunidade dos povos de matriz africana que possa, fortemente, lutar contra o preconceito e à intolerância religiosa”.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, expressa o sentimento de construir juntos um espaço mais democrático e não dogmático. “Estamos lidando com pessoas, com suas histórias, experiências e tradições. É direito de todos escolher a sua religião, a sua ligação com o divino. É nossa obrigação pública incentivar lugares de fala e de livre expressão para uma convivência salutar que priorize o respeito e o bem-estar da comunidade de Matriz Africana”.

As inscrições para participar da Conferência iniciaram na última quinta-feira, 15, e se estendem até as 12h do dia da realização do evento, mediante formulário online no endereço http://bit.ly/CMPTMA O link de participação será disponibilizado aos participantes inscritos por e-mail e/ou WhatsApp, de acordo com o seguinte cronograma:

Dia 05/05/2021 – Quarta-feira

19h15 – Abertura da sala on-line e primeira chamada para participação;

19h30 – Abertura com participação do secretário municipal da Cultura, Evandro

Vinícius Manes Soares;

19h45 – Apresentação da atual Presidente do CMPTMA Lisiane Pires, sobre as ações do conselho na gestão 2019-2021;

20h30 – Eleição dos conselheiros titulares e suplentes;

21h30 – Encerramento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Arte: SECULT/Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana / Divulgação

error: Conteúdo Protegido