Mais de 430 pessoas marcaram presença no 29º Congresso Movergs, realizado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, 6, nas dependências do Dall’Onder Grande Hotel – Salão Malbec, com o mote “E agora? Como enfrentar os desafios do mercado atual”, as boas vindas foram dadas pelo presidente da entidade, Rogério Francio e pelo prefeito Guilherme Pasin.
O primeiro painel teve o o tema ‘Mercado de móveis – Panorama setorial e desafios das indústrias brasileiras frente ao cenário atual’ por meio de Marcelo Prado, sócio-diretor do IEMI – Inteligência de Mercado. Ele prospectou um crescimento ainda lento, mas gradual, para os próximos anos (2% ao ano e mais de 13% nos próximos cinco anos).
“A gente acredita que a partir de 2020 possamos a ter números melhores e uma retomada nos próximos anos. O cenário político trouxe turbulência e insegurança, tanto para os consumidores que temem pelos seus empregos, tanto para as indústrias em abastecerem e investirem”, disse.
Francio salientou que o “brasileiro está cansado de ouvir a palavra crise. As empresas fizeram sua lição de casa, mas, com certeza estão preparadas para conquistar este caminho que está se abrindo para crescimento e desenvolvimento”, afirmou.
Em seguida, André Nunes de Nunes, economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) abordou a pauta o ‘Brasil em retomada: perspectivas e desafios para a economia’.
Julio Cesar Trajano Rodrigues, diretor executivo do Magazine Luiza, mostrou seu expertise à frente da parte digital de uma das maiores varejistas do país por meio da palestra ‘A cultura digital e o varejo do futuro – case Magazine Luiza’.
Em entrevista para Rádio Difusora comentou a satisfação de estar em Bento Gonçalves. “Incrível a energia deste povo e poder dividir o que temos feito, a digitalização de nossas lojas, nosso e-commerce, que vem se transformando há muito tempo”, salientou. Para se ter uma ideia, a plataforma representa quase 30% das vendas da empresa.
As atividades tiveram continuidade no período da tarde com a palestra do renomado jornalista Alexandre Garcia sobre a ‘Conjuntura política nacional’. Comentou as Reformas da Previdência, Tributária e a MP de Liberdade Econômica que poderá tornar-se Lei.
“Ainda com dificuldades de reiniciar o crescimento, mas depois do caos que a gente passou com 12 milhões de desempregados, a recuperação é como se fosse sair de uma doença grave”, explanou.
Para finalizar, Marcos Piangers, radialista, apresentador e colunista apresentou as quatro características das empresas inovadoras e como um mundo conectado está mudando marcas, profissões e pessoa por meio do tema ‘Criatividade & Inovação: uma espiada no futuro’.
O Congresso teve boletins da Rádio Difusora na programação e contou com o patrocínio da Sayerlack, Exclusive Smart.Capital e o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Fonte: Felipe Machado
Fotos: Felipe Machado e Facebook Movergs
No CIC-BG, secretário Ernani Polo detalha ações para desenvolvimento socioeconômico do Estado
Monte Belo do Sul recebe comunidade regional em lançamento de sinalização da Rota dos Capitéis
POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITOS DE PARTICIPAÇÃO EM HOMICÍDIO, EM SERAFINA CORRÊA