21ª Encenação da Paixão de Cristo no Vale dos Vinhedos reúne cerca de 6.500 fiéis

A 21ª edição da Encenação da Paixão de Cristo no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, nesta sexta-feira santa, dia 19 de abril, no “Morro da Antena”, reuniu cerca de seis mil e quinhentos fiéis. A encenação começou na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na comunidade Ceará, e atingiu seu ápice no alto do morro.

Realizada por um grupo de teatro amador, formado por aproximadamente 80 moradores da comunidade, a encenação emocionou os presentes. O grupo vivenciou a passagem bíblica da Paixão de Cristo, retratando as estações enfrentadas por Jesus, desde o momento em que Ele é preso pelos romanos no Monte das Oliveiras até a crucificação.

Um dos idealizadores do projeto, em 1998, e que há 21 anos também se emociona com a encenação, é o seu Jandir Crestani. Para ele, o momento é de reflexão e de renovação da fé.

A alegria é cada vez maior, alegria em fazer esse evento a cada ano. Ele reúne muita gente de fé, que cultivam um sentimento que vem de lá de antigamente. São pessoas que buscam renovar a sua fé, a sua esperança e principalmente a paciência, já que hoje as pessoas estão sem calma, sem dar prioridade, sem dar preferência. Serve para que todos reflitam o que tem feito no dia-a-dia“, disse.

Para Adilson Coelho que interpreta Jesus, há 20 edições, a sensação é de frio na barriga, como se fosse a primeira vez. Coelho destaca que o exemplo de Jesus, muitas vezes é o reflexo de superação que precisamos enfrentar todos os dias.

A sensação é sempre como se fosse a primeira vez. A mensagem que queremos passar é de esperança, de renovação, daquilo que as pessoas deveriam vivenciar todos os dias. É um sentimento de gratidão. Isso que Cristo nos mostra é um exemplo de superação, de força, de dificuldade que temos que ter a cada dia

O evento conta com o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura do RS (LIC/ RS), realização da DWR Som e Luz Produções Culturais e patrocínio de Cenci Equipamentos de Segurança.

A cobertura da Rádio Difusora tem o patrocínio da DWR Som e Luz Produções Culturais e o apoio do vereador Volnei Christofoli: comprometimento e responsabilidade com a comunidade bento-gonçalvense.

Fonte e imagens: Airton Ferreira/Central de Jornalismo da Rádio Difusora

Vídeos:

1-Milhares de fiéis se preparam para acompanhar mais uma edição da encenação, que desde 1998 emociona a comunidade local e regional

2-Momentos antes de ser crucificado Jesus participa da última ceia junto aos discípulos

3-Durante um momento de profunda oração junto aos apóstolos, os soldados chegam e prendem Jesus para apresentá-lo a Pilatos e pedir a sua crucificação

4-Jesus recebe a cruz e uma coroa de espinhos e inicia sua caminhada para o alto do Calvário

5-Depois de muita dor e sofrimento, Jesus chega ao alto do monte. Cristo é crucificado. São cravados pregos de ferro que lhe rasgam a carne, dilacerando mãos e pés. A cruz é erguida, Jesus fica suspenso entre o céu e a terra. Agora é o fim, ele está definitivamente condenado. Depois de longa agonia, Jesus lança seu último grito do alto da cruz: “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”. Em seguida, inclinou a cabeça e entregou o espírito a Deus

6-Às vésperas do sábado, José de Arimateia foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Com a permissão de Pilatos, José comprou um lençol de linho, desceu o corpo da cruz e o enrolou no lençol. Maria, sua mãe, recebeu-o em seus braços

7-No Domingo de madrugada, as mulheres foram ao túmulo e viram que estava vazio. Dois anjos com vestes claras e brilhantes lhes perguntaram: “Por que procuram entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui, mas ressuscitou”

Clique na imagem para ampliar:

Ouça a matéria em áudio com a manifestação do idealizador da encenação Jandir Crestani e de Adilson Coelho, que interpreta Jesus há 20 edições:

error: Conteúdo Protegido