A saúde da comunidade garibaldense é uma das prioridades da Prefeitura, que por meio da Secretaria Municipal da Saúde, oferece diversos serviços e busca medidas para melhorar o atendimento constantemente.
Mensalmente, são oferecidas 5,5 mil consultas médicas com clínico geral, pediatra e ginecologista, 3,5 mil consultas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, assistência social e odontologia, além de cerca de 1 mil exames de imagem. No último ano, mais de R$ 23 milhões foram investidos pelo Poder Público Municipal em saúde.
A ausência dos pacientes aos atendimentos agendados, contudo, é uma realidade presente no município. Todos os meses, mais de 300 pacientes que marcam consultas não comparecem no momento do atendimento, o que atrasa a fila aos demais usuários.
“Lamentamos muito que isso ainda ocorra em nosso município”, comenta a secretária Simone Agostini de Moraes. “Em relação ao ano passado, percebemos que a população está mais consciente, mais pessoas estão lembrando de avisar se não poderão ir às consultas. Mas mesmo assim, ainda precisamos melhorar. Há recursos municipais, estaduais e federais destinados aos serviços de saúde e isso precisa ser valorizado”, destaca Simone.
Em 2019, foram contabilizadas quase 2 mil ausências nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Central, Chácaras/Vale dos Pinheiros, São Francisco e Santa Terezinha. Além das faltas em consultas de clínico geral, ginecologista, pediatra, dentista, psicóloga, psiquiatra, fonoaudióloga e atendimentos de enfermagem, há pacientes que não comparecem a mamografias, radiografias e ecografias agendadas.
“Compreendemos que podem haver imprevistos, mas pedimos que quem não puder comparecer aos atendimentos comunique com antecedência, por consideração aos que estão aguardando na fila”, reforça a secretária.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro