Neste 1º de maio, completa um ano da tragédia climática vivenciada pelo Município e o Estado. No mesmo dia, em 2024, cerca de 284 deslizamentos foram registrados nos distritos de Faria Lemos e Tuiuty. 1109 pessoas foram resgatadas com ações realizadas por terra, com voluntários a pé, de jipe, quadriciclos e com helicópteros. Foram registrados 13 óbitos e quatro pessoas continuam desaparecidas.
No período, estiveram no Município cerca de 300 bombeiros militares de diversos Estados brasileiros. Dentre eles: do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Brasília, Roraima, Paraná, Amapá, Bahia, Tocantins, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Além de equipes do Exército, Marinha, Brigada Militar, Polícia, Civil, PRF e Guarda Civil Municipal.
Foram 84 bloqueios em estradas municipais registrados. O serviço de reestabelecimento foi realizado com apoio do Unidos Por Bento.
Entre as pontes danificadas, foram reconstruídas duas na localidade do Vale Aurora e uma na Linha Zemith. Em Faria Lemos ainda serão executadas as obras na cabeceira da ponte de acesso de Cotiporã e reestabelecimento da pavimentação da Imaculada Conceição.
No Vale dos Vinhedos seguem os trabalhos para construção da nova tubulação no 06 da Leopoldina. A obra está na etapa de pavimentação.
Também são executadas ações para desassoreamento de rios e arroios. Na ERS-431, o Daer trabalha na manutenção da Estrada.
Núcleo de Riscos Geológicos e ações a longo prazo
Cerca de 70 profissionais, como engenheiros e geólogos contribuíram com o trabalho do Núcleo de Riscos Geológicos. Foram instalados 02 radares geotécnicos e 06 instrumentos de monitoramento nas quatro principais áreas de risco em parceria com as empresas GroundProbe e Hexagon.
O trabalho segue em andamento com ações de prevenção, resposta e reestabelecimento. As equipes da Defesa Civil estão em constante capacitação e será realizado o cadastro de novos voluntários.
Com a cooperação técnica entre a Secretaria Nacional de Periferias SNP/MCID e o Serviço Geológico do Brasil – SGB é elaborado o Plano Municipal de Redução de Risco.
Também está prevista a instalação de 08 pluviômetros, sendo 05 deles com sensores PCD Geotécnicas para a verificação da umidade do solo.
O Prefeito Diogo Siqueira destacou que “precisamos lembrar as pessoas que perdemos nesses momentos difíceis, todos os agricultores que perderam as propriedades, seu sustento. Ao mesmo tempo, agradecer a resiliência do nosso povo. Todos que ajudaram, que vieram de outros estados. Aos poucos as coisas estão indo para o lugar e tenho a certeza de que o Estado e o nosso Município saem mais fortes disso. O agradecimento a todos que auxiliaram nosso Município, nossa comunidade”, disse.
Para homenagear as pessoas que morreram na tragédia a partir das 15h será realizada uma missa em Faria Lemos com a entrega do memorial em lembrança a data.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Caminhada solidária é realizada em Faria Lemos
1-05 – Dia do Trabalho – Feriado Nacional
Documentário Todos Nós por Todos Nós é lançado na Casa de Cultura Mario Quintana