1ª Mostra Tuco-Tuco de Videoarte/RS acontece ao longo do mês de março em Bento e outras três cidades do Rio Grande do Sul

No mês de março a 1ª Mostra Tuco-Tuco de Videoarte/RS começa sua itinerância no Rio Grande do Sul. A mostra acontecerá em quatro diferentes cidades, será gratuita e terá duração de 1h30min. Ainda, pensada para ser acessível, contará com audiodescrição e interpretação em janela de libras.

Sua estreia acontece no dia 03 de março, às 19h, na Sala de Cinema da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. No dia 14 de março, às 19h, será exibida na Sala de Cinema Paulo Amorim na Cinemateca Paulo Amorim, em Porto Alegre. Posteriormente, no dia 16 de março, também às 19h, será exibida na Sala de exposições da Associação Vacariense Atelier Livre de Vacaria. Por fim, o projeto encerra sua itinerância no dia 21 de março, às 19h, na Sala de Cinema Ulysses Geremia no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul.

Cada espaço cultural conta com uma capacidade de público específica. Os ingressos serão disponibilizados gratuitamente e deverão ser retirados pelo público no local do evento, em cada uma das quatro cidades, a partir das 18h do dia de cada exibição. A mostra não é recomendada para menores de 16 anos sem acompanhamento de maior responsável.

O projeto Tuco-Tuco de Videoarte/RS tem o intuito de visibilizar e estimular a criação profissional e experimental que utiliza do vídeo como plataforma criativa, buscando sensibilizar a comunidade do estado do Rio Grande do Sul para a importância da multiplicidade e diversidade das linguagens artísticas, despertando a fruição de manifestações culturais que vem atuando no estado no decorrer dos últimos anos.

Por meio de uma convocatória que contou com sessenta produções videográficas inscritas, advindas de artistas de quinze diferentes cidades do estado, o projeto selecionou e premiou dez produções videográficas a partir de três categorias: estudante, experimental e profissional. A mostra conta  om as produções de: Adriana Granado, Aline Chaves, Fabyano de Tiburi, Henrique Bitelo, Júlia Heerdt, Lai Borges, Pedro Henrique Stelmach, Santiago Pooter, Tuane Eggers e Vado Vergara.

Esse projeto foi idealizado e realizado pelo Coletivo UN, viabilizado com recursos do Edital Sedac no. 13/2021 – Edital de Concurso Fac Visual da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem apoio da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Bento Gonçalves, da Cinemateca Paulo Amorim – Espaço Banrisul de Cinema de Porto Alegre, do Instituto Estadual de Artes Visuais – IEAVI, da Associação Vacariense Atelier Livre de Vacaria, da Sala de Cinema Ulysses Geremia do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho de Caxias do Sul, Secretaria da Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul e Rádio Caxias.

Maiores informações podem ser encontradas no perfil do instagram do projeto: @tucotucovideoarters e também por contato via email: tucotucovideoarters@gmail.com.

SERVIÇO:

Mostra: 1ª Mostra Tuco-Tuco de Videoarte/RS
Produção e Realização: Coletivo UN e Tuco-Tuco Videoarte/RS
Viabilizado: Edital Sedac no. 13/2021 – Edital de Concurso Fac Visual da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Apoio: Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Bento Gonçalves; Cinemateca Paulo Amorim – Espaço Banrisul de Cinema de Porto Alegre, do Instituto Estadual de Artes Visuais – IEAVI; Associação Vacariense Atelier Livre de Vacaria; Sala de Cinema Ulysses Geremia do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho de Caxias do Sul e da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul

Fonte: Sedac-RS

(KPJ)

error: Conteúdo Protegido