Visando fomentar a aplicação do método científico na Educação Básica por meio da aplicação de um projeto interdisciplinar na Rede Municipal de Ensino, a Universidade de Caxias do Sul, o CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia e a Secretaria de Educação promoveram no último sábado,10, a premiação das pesquisas e trabalhos desenvolvidos em 2018 em sala de aula.
13 escolas participaram da Feira de Ciências que premiou três dos 42 projetos que tiveram como tema sustentabilidade. Os trabalhos iniciaram em março com a formação de 50 professores com de Metodologia Científica, que é uma iniciação à pesquisa que promove a sistematização do conhecimento auxiliando o aluno a refletir sobre a sua realidade. Assim, os professores foram multiplicadores e instigadores do método científico para a busca de soluções econômicas, sociais e ambientais, com os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
De acordo com a coordenadora da I Mostra Científica, Scheila de Ávila e Silva, aplicar a Ciência na vivência escolar traz muitos benefícios porque provoca a reflexão e descobrir o porquê das coisas e destaca o caráter de inovação da I Mostra Científica: “o evento não trouxe uma reprodução de experimentos. Todos os trabalhos apresentados tiveram uma inserção na comunidade, partindo da sua realidade e de suas capacidades. Assim, criam-se cidadãos que saibam contribuir para a sociedade de maneira empreendedora e que traga uma reflexão sobre as suas ações”.
Os projetos premiados foram:
1º lugar – “Utilizando a sustentabilidade no cotidiano”, do EMEF Princesa Isabel. Alunos: Caroline Bagiston, Erica Sanches, Manuela dos Santos, Natacha Carbalho e Marco Rudek. Professores: Ana Clara Pagot, Claudete Dalla Corte, Marta Sassi e Flávia Renata Soares.
Objetivo: elucidar os múltiplos benefícios do aproveitamento de alimentos e materiais, incentivando a mudança de comportamento sobre o desperdício.
2º lugar – “Composteira caseira e sua utilidade”, da EMEF Alfredo Aveline. Alunos: Alef Pasqualotto, Alice Tremea, Gustavo Abreu, Joseph Cipriani e Patrick Almeida.
Objetivo: conscientizar as pessoas a reduzir o lixo orgânico de suas residências, transformando-o em adubo. Consequentemente se reduz o mesmo que vai para os aterros sanitários.
3º lugar – “Iluminação Zenital: uma alternativa saudável para a sustentabilidade energética residencial”, da EMEF Anselmo Luigi Piccoli. Alunos: Guilherme Gabrieli Fracalossi, Augusto Freitas Harter, Kevin Minusculi, Miguel Antônio Anderle Pagliosa, Vitória Dornelles. Professor: Luis Cesar Minozzo
Objetivo: identificar os benefícios da iluminação zenital, como energia sustentável, para a melhora de qualidade vida dos moradores de Bento Gonçalves.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/SMED
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