Festival de Linguagens em Arte e Tecnologia acontece em outubro em Caxias do Sul e recebe artistas e estudantes para bolsas remuneradas
Até o dia 20 de setembro, artistas de todo o Rio Grande do Sul podem participar da convocatória para a primeira edição do FLOW – Festival de Linguagens em Arte e Tecnologia. O projeto inédito no estado, realizado entre os dias 04 e 17 de outubro, está com bolsas abertas para Residência Artística e Bolsa Vivência.
O programa de Residência Artística consiste no deslocamento do artista para um outro contexto cultural com o objetivo de desenvolver um processo de criação artística associado à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades, buscando potencializar a cultura como um espaço de experimentação. No FLOW, o programa ocorrerá presencialmente de 04 a 08 de outubro de 2021, nas dependências da Cidade Universitária e Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, na cidade de Caxias do Sul.
A convocatória é destinada para artistas visuais que trabalham com diversas linguagens da arte, tais como videoarte, animação, colagens, arte urbana, gravura, fotografia, instalações artísticas, performances, arte multimídia; Produtores audiovisuais e outros profissionais e estudantes de áreas afins que se sintam convocados e que residam no RS.
Serão selecionados 10 artistas residentes no estado do Rio Grande do Sul, com no mínimo 50% das vagas destinadas a artistas de Caxias do Sul. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 01 de setembro a 20 de setembro de 2021 pelo formulário online.
Vivência para estudantes
Além do programa de residência artística, o FLOW também abre chamada e convida interessados a se inscreverem no programa de Bolsa Vivência. Serão selecionados 05 estudantes dos cursos de artes visuais, tecnólogo em jogos digitais e criação digital bem como cursos correlatos da Universidade de Caxias do Sul para vivência prática de curta duração durante o Festival.
Os estudantes selecionados participarão da residência artística do Flow, atuarão como monitores e consultores para os artistas residentes e nas instalações, participarão da criação de conteúdos e acompanharão as atividades realizadas durante o festival. A proposta busca estimular a experiência prática de alguns processos que são estudados no contexto acadêmico.
As inscrições para a Bolsa Vivência também são gratuitas. Link para inscrições abaixo.
Mais informações, requisitos para participação e calendário das convocatórias podem ser obtidos no site do festival: http://www.festivalflow.com.br
Tutores do Programa de Residência
Marcelo Andrighetti
Graduado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo, desenvolveu trabalhos no rádio, na televisão, na mídia impressa e na assessoria de imprensa. Atua como roteirista na área audiovisual. Dentre seus principais trabalhos está a coordenação da equipe que escreveu a série documental As Cidades Azuis, com 13 episódios, que foi ao ar pelo Canal Brasil e a atuação como roteirista no longa-metragem EM – Mentor Extraterrestre (Foz do Iguaçu), que será lançado neste ano, de 2021. É autor de seis livros e professor convidado da pós-graduação em Produção Multimídia, da ESPM, além de ser o ministrante do curso “Storytelling: contar histórias para atrair pessoas”.
Ceci Soloaga E Ygor Marotta
Duo de artistas visuais residentes em São Paulo, fundadores do coletivo Vj Suave. Especialistas em arte digital, VJ Suave trabalha animação quadro a quadro projetada na superfície urbana, misturando tecnologia com street art. Com suas obras, o dúo propõe um momento único de conexão entre o espectador e a cidade, misturando história animada com vida real. Em 2012 criaram o projeto “Suaveciclo”, um triciclo adaptado para projetar desenhos de animação nas ruas, com ele viajaram para mais de 20 países. As animações são desenvolvidas a partir de desenhos feitos a mão e projetados de acordo com a arquitetura do espaço, iluminando paredes, árvores, prédios e diferentes superfícies da cidade.
Marcelo Fardo
Mestre em Educação e doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Bacharel em Tecnologias Digitais pela mesma instituição. Atualmente coordena o Bacharelado em Criação Digital e o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais na Universidade de Caxias do Sul, onde também atua como professor nas áreas de game design, modelagem e animação tridimensional, fotografia e imagem digital. Possui também experiência profissional em fotografia e vídeo.
Julio Colbeich
Julio Colbeich, professor universitário, formado em Publicidade e Propaganda, especialista em
Design Gráfico, mestre e doutor em Comunicação pela Unisinos. Trabalhou em diversas instituições de ensino superior como ULBRA, FTEC, FEEVALE, atualmente sou professor dos cursos de Design, Publicidade e Propaganda, Criação Digital e Relações Públicas da UCS em Caxias do Sul.
Guilherme Santin
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade de Caxias do Sul (2014) e graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atua como professor particular de piano, violão, e teoria musical. Em 2020 foi produtor da minissérie documental Limpeza de Ouvidos.
Serviço
Residência Artística – 10 Vagas
Inscrição: 01 de setembro a 20 de setembro de 2021
Regime de dedicação: integral (04 a 08 de Outubro – segunda a sexta)
Duração da residência: 5 dias
Local das atividades: Campus 8 e Cidade Universitária da Universidade de Caxias do Sul
Informações e inscrições: https://festivalflow.com.br/resid%C3%AAncia-art%C3%ADstica
Bolsa Vivência – 05 vagas
Inscrição: 01 de setembro a 20 de setembro de 2021
Duração da bolsa: 1 mês
Início do programa: setembro de 2021
Finalização: Outubro de 2021
Localidade: Caxias do Sul
Informações e inscrições: https://festivalflow.com.br/bolsa-viv%C3%AAncia-1
Sobre o Flow
Idealizado pela produtora cultural Cali Troian, Flow é um festival que une arte e tecnologia e conecta as pessoas aos espaços urbanos. Flow une residência artística e experimentações através de vídeo mapping e projeções em grande escala em empenas e fachadas de prédios, instalação artística em VR, live cinema, show de luzes e projeções itinerantes.
Flow é um projeto de ativação urbana que transforma a cidade em uma grande galeria de arte. Durante sete dias as ruas e prédios de Caxias do Sul serão palco de show de luzes e uma grande plataforma de projeção audiovisual, gerando encantamento no público através de experiências imersivas e interativas. Um projeto de ativação urbana e de humanização da cidade.
O FLOW um projeto de Cali Gestão Cultural e Comunicação, financiado pela Secretaria do Estado da Cultura do RS, patrocínio de Sulgás, Magnani e Orquídea..
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa