Com o tema “Vitivinicultura e as experiências positivas”, aconteceu nesta quarta-feira, 27, com mais de 350 produtores rurais, a 18ª edição da Jornada da Viticultura Gaúcha. Foi no salão da Comunidade de Faria Lemos, no interior de Bento Gonçalves, com painéis expondo a realidade do setor vitivinícola. A realização foi da Comissão Interestadual da Uva, Governo do Rio Grande do Sul, Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e com o apoio da Sicredi Serrana.
No encontro aconteceu a apresentação da história e do trabalho realizado pela Comissão Interestadual da Uva – que congrega o RS e SC, pelo coordenador Márcio Ferrari. A entidade se atém a defender os interesses dos viticultores principalmente relacionada ao preço mínimo, bem como as causas do setor. Os números da safra da uva 2018 também foram compartilhados.
Posterior foi a vez do diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani, apresentar a organização do setor, avanços, conquistas e lutas. A Assistência Técnica (ATER) como estratégia para otimização dos custos de produção foi o tema abordado por Leandro Venturim. Por fim, o encerramento ficou com a meteorologista Stael Sias, que projetou o tempo para o período de inverno e a influência na vitivinicultura.
A finalização do encontro aconteceu com almoço de confraternização. Dirigentes de Sindicatos Rurais, Emater, Embrapa Uva e Vinho, Fecovinho, Ibravin, além do presidente da Frente Parlamentar da Vitivinicultura e Fruticultura da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Elton Weber, o secretário de Governo e Saúde da Prefeitura de Bento, Diogo Siqueira, entre outras lideranças, participaram da Jornada.
Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Região Pastoral de Garibaldi reúne coroinhas e acólitos em dia de oração, celebração e integração
Impacto do 13º salário deve refletir o aumento do poder de compra do consumidor gaúcho
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família