16ª CRE sobre impasse de vagas no Colégio Landell de Moura, em Bento: “Turma nunca foi ofertada”

O impasse envolvendo a turma do 1º ano do Ensino Médio do turno da tarde, do Colégio Estadual Landell de Moura, de Bento Gonçalves, ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira, dia 5 de março.

A 16ª Coordenadoria Regional de Educação emitiu uma nota oficial informando que a turma não estava prevista para o ano letivo de 2020. Conforme a nota, a 16ª CRE, orientou a direção para que ofertasse vagas para o 1º ano do médio somente no turno da manhã e o restante da demanda fosse encaminhada às demais escolas de Ensino Médio de Bento Gonçalves.

O coordenador da 16ª CRE, Alexandre Misturini, afirma que a turma criada na escola, nunca foi ofertada.

Esta turma nunca foi ofertada pela Central de Matrículas do Rio Grande do Sul, no site de matrículas on-line. Não era uma demanda e não foi aberta no sistema. Na verdade não houve inscrições. As inscrições ocorreram de forma paralela no colégio, que ofertou e abriu essa turma sem autorização da 16ª CRE, e tão pouco da secretaria de estado do RS“, disse.

A Reportagem da Rádio Difusora procurou a escola Landell de Moura, que preliminarmente informou que tinha conhecimento da orientação da 16ª, porém havia uma perspectiva da criação da turma, já que surgiu uma demanda em que o número de alunos para o turno da tarde era suficiente, facilitando desta forma a logística para estudantes que realizam cursos técnicos em outras instituições, no período inverso.

O educandário ressaltou que com esse surgimento, o fato foi apresentado para a CRE, que por sua vez, solicitou uma formalização, que foi apresentada pela escola. Posteriormente, o pedido de criação da turma foi negado pela Secretaria Estadual de Educação.

A escola cita ainda, que tem estrutura, espaço físico e até professores para a realização das atividades curriculares, porém não foi atendida. E pontua, dizendo que seria mais fácil a permanência da turma no turno da tarde, ao invés de realocar todos os alunos, gerando transtornos para as famílias.

Confira a nota da 16ª CRE na íntegra:

“A 16ª Coordenadoria Regional de Educação torna público que a turma do 1º ano do Ensino Médio do turno da tarde, do Colégio Estadual Landell de Moura, não estava prevista para 2020. Esta coordenadoria sempre orientou a direção para que ofertasse vagas para o 1º ano do médio somente no turno da manhã e o restante da demanda fosse encaminhada às demais escolas de Ensino Médio de Bento Gonçalves.

A Coordenadoria, desde o início do processo deixou claro que esta turma não existiria e que garantiria a oferta do Ensino Médio no turno da manhã e o direito a continuidade do 2º e 3º ano no turno da tarde. Porém, a direção da escola fez uma lista paralela de alunos que não estavam vinculados ao sistema e iniciou o ano letivo contrariando as orientações repassadas.

Por sermos responsáveis e preocupados, ao sabermos que a turma havia iniciado irregularmente, entramos em contato com a direção e orientamos que a comunidade fosse chamada imediatamente para tomar ciência da situação e podermos reacomodar a demanda. Coordenação – 16ª CRE”

Ouça a manifestação do Coordenador da 16ª CRE, Alexandre Misturini:

error: Conteúdo Protegido