Espetáculo no Campus-Sede, no estacionamento em frente ao Cetel, promoveu reencontro com público após a pandemia e celebrou os 50 anos da Unimed Nordeste-RS e os 55 anos da UCS
Quando o maestro Manfredo Schmiedt ergueu a batuta na manhã deste domingo, dia 23 de outubro, e os músicos da UCS Orquestra o seguiram com a projeção dos primeiros acordes da Primavera, obra das Quatros Estações, de Antonio Vivaldi, o público matou a saudade do Concerto que já é tradição em Caxias do Sul. A apresentação marcou a volta do Concerto da Primavera ao ar livre, já que em 2021 ele ocorreu on-line; e o resultado não poderia ser melhor!
O tempo não permitiu espaço para chuva e, ainda que houvesse sol, ele não era escaldante, possibilitando ao mar de gente que tomou o estacionamento em frente ao Cetel, no Campus-Sede da UCS, apreciar com tranquilidade um repertório que celebrou os 15 anos do próprio espetáculo, os 55 anos da Universidade de Caxias do Sul e os 50 anos da Unimed Nordeste-RS, grande parceira do evento.
Nesta edição, milhares de pessoas acompanharam mais de quinze canções, uma para cada ano do espetáculo, um tributo à história da Orquestra da UCS que, desde 2007, consagrou o Concerto da Primavera como um dos principais eventos do calendário cultural de Caxias do Sul e da Região.
Na plateia, os espectadores vibraram com interpretações de clássicos como “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso, “Let it Be”, de John Lennon e Paul McCartney, e “O que é, o que é”, de Gonzaguinha. Para encerrar, no bis, teve “Dias Melhores”, de Jota Quest, canção que serve como desejo para um futuro otimista após a pandemia.
Parceria para comemorar e estimular a cultura
“Mais uma vez, nesses 50 anos da Unimed Nordeste-RS, estamos aqui, não como obrigação, mas com muita emoção. Esse é o 15º Concerto, não faltamos em nenhum, e desejamos e queremos que estejamos em todos os demais. Quiçá, um dia, estaremos completando o 50º Concerto!”, projetou o presidente da Unimed Nordeste-RS, Ronaldo Mattia.
“É uma alegria estarmos novamente reunidos, depois de uma certa ausência. Todos esperávamos dias melhores e aqui estamos”, ressaltou o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech. Ele aproveitou para agradecer as parcerias com Unimed, LionsEduC e Prefeitura de Caxias do Sul para a realização do evento e anunciou novidades sobre o calendário de apresentações da UCS Orquestra. “Aproveito a ocasião para comunicar que o Natal em Família na UCS ocorre em 10 de dezembro”. Entre janeiro e fevereiro, continuou o reitor, a Orquestra da UCS fará dez espetáculos em municípios da região, incluindo Caxias do Sul, com canções da Bossa Nova.
“Aqui reunidos, junto à nossa comunidade, através da música, poderemos reviver a alegria dos grandes encontros. Essa é a proposta do Concerto da Primavera! E quanta alegria e boas experiências esse evento já nos proporcionou até o dia de hoje. Quantas boas memórias! Esse espetáculo se mantém possível através da dedicação de um grande número de pessoas e profissionais, engajados e comprometidos com uma entrega comunitária”, reforçou o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos.
Emoção e união
O casal Aline Carvalho e Leandro Sodré, com as filhas Bianca, de 6 anos, e Luiza, de 2, curtia as músicas próximo ao palco. A experiência de participar do Concerto da Primavera já é tradição, antes mesmo da chegada das crianças. “É lindo, a Orquestra é demais! Reúne muitas pessoas: crianças, adultos, mistura todos. É mágico!”, considerou Aline, ao destacar o evento como uma grande possibilidade de lazer em Caxias do Sul e frisar a importância de prestigiar eventos como esse, para que sigam se repetindo.
Também são vários os Concertos da Primavera vivenciados por Neura Ulian Pereira, que adora música e atribui grande importância à atividade. ”Eu amo assistir, vale a pena. É uma energia muito boa”, afirmou, evidenciando a sensação de emoção por poder estar ao ar livre, compartilhando o momento com o grande público, especialmente após as restrições impostas pela pandemia. Ela revela que queria mais apresentações como esta, no decorrer do ano. “É uma junção de coisas boas das quais a gente está precisando”, concluiu.
Egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS, Luciana Viganó prestigia o Concerto com o filho Vicente, de 14 anos, desde que ele era pequeno. “Gostamos muito da Orquestra. Faz bem para a alma, a gente traz a família. Nos traz um sentimento de emoção, afeto, felicidade e união”, declararam.
Ficha Técnica do Concerto da Primavera
Músicos: UCS Orquestra
Solistas: Paola Delazeri, Fran Duarte, Juliano Barreto e Beto Trasel
Participação especial: Coro Unimed, sob a regência de Ivan Montanha
Direção artística e regência: Maestro Manfredo Schmiedt
Apoio cultural: Unimed Nordeste-RS – 50 anos
Realização: Universidade de Caxias do Sul – UCS
Apoio: LionsEduC e Erva-mate Goma Verde
Financiamento: Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Secretaria Municipal da Cultura e Prefeitura de Caxias do Sul
Repertório
Abertura: Primavera das Quatro Estações, de Antonio Vivaldi
2007 – Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros
2008 – Águas de Março, de Antonio Carlos Jobim
2009 – Beauty and the Beast and Be our Guest, de Alan Menken
2010 – Pro dia nascer feliz, de Cazuza e Roberto Frejat (Barão Vermelho)
2011 – Querência Amada, de Teixeirinha
2012 – Aquarela, de Maurizio Fabrizio, Guido Morra, Antonio Pecci Filho, Vinicius de Moraes. e Toquinho
2013 – No time to Die (tema de 007), de Billie Eilish
2014 – Alegria, alegria, de Caetano Veloso
2015 – Circle of Life, de Elton John e Tim Rice:
2016 – Les Miserables Medley, de Claude Schoenberg e Ed Lojeski
2017 – Roda Viva, de Chico Buarque
2018 – Let it Be, de John Lennon e Paul McCartney:
2019 – O que é, o que é, de Gonzaguinha
2021 – Amor pra recomeçar, de Mauricio Barros, Mauro Santa Cecilia e Roberto Frejat
Bis – A paz, de Roupa Nova
Bis – Dias Melhores, de Jota Quest
Foto: Bruno Zulian
Assembleia presta homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
BRDE quer ampliar parcerias em projetos de transição energética na Fiema Brasil 2025
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril