Após dois dias de intensas celebrações, reunindo mais de 40 mil pessoas, a 145ª Romaria de Caravaggio, mesmo com suas diversidades, chegou ao seu final. Com o lema “Fonte de misericórdia, rogai por nós”, os peregrinos vivenciaram momentos de profunda devoção, comunhão e esperança. Ao longo desses dias, os fiéis se uniram em orações, procissões e reflexões, buscando a intercessão de Nossa Senhora de Caravaggio. Como um leme neste tempo de tragédia climática, o reitor, padre Ricardo Fontana, nos trouxe a imagem do Santuário como um porto seguro, onde, ancorados na esperança, encontramos o seguro consolo em Maria, Mãe de Misericórdia.
Em sua homilia na festa deste domingo, dom José Gislon, bispo da Diocese de Caxias do Sul, destacou o amor como palavra-chave para falar sobre a Santíssima Trindade e ajudar os irmãos e irmãs a reconstruírem a esperança. “Amar significa comprometer-se com a vida, com alguém, com uma causa. O amor que não quer compromisso com a vida é falso, não é de Deus. O cristão é aquele que busca, antes de tudo, alimentar a sua vida de fé através de uma intensa comunhão de amor com o Senhor Jesus, na Palavra e na Eucaristia, mas também com o próximo manifestado no amor-serviço”.
Na missa das 17h, em uma celebração repleta de emoção e significado, o reitor do Santuário de Caravaggio, Padre Ricardo Fontana, fez uma inspiradora homilia. Suas palavras tocaram profundamente os corações dos fiéis, ressaltando a importância da fé e da devoção em suas vidas. Após a homilia, o padre Ricardo expressou sua gratidão a todos os setores envolvidos na organização da romaria, reconhecendo seu empenho e dedicação, e destacou os 300 anos do pequeno quadro de Nossa Senhora de Caravaggio, trazido da Itália pela família Faoro, que deu início à devoção no Brasil.
Em seguida, anunciou a próxima romaria, renovando a esperança e a expectativa dos presentes. Foi um momento de profunda união espiritual, marcando o encerramento da 145ª Romaria de Caravaggio e lançando as bases para a próxima edição.
A 146ª Romaria de Caravaggio terá como lema, “Mãe da Esperança, rogai por nós”. Celebraremos nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2025. Nos ritos finais da celebração das 17h, o Grupo de Jovens de Caravaggio, junto ao Grupo de Jovens da Paróquia Jesus Ressuscitado, encantou a todos com uma representação artística da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio, encerrando com uma chuva de rosas no interior do santuário.
Fonte: Santuário de Caravaggio – Comunicação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor