Cinco agroindústrias de Bento Gonçalves foram premiadas no 13º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, da Expointer. Os vencedores foram apresentados nesta quarta-feira (04). Ao todo, 232 produtos concorreram em 16 categorias, evidenciando a diversidade, a qualidade e a tradição da produção rural gaúcha.
Do Município foram premiadas em 1º lugar com o Vinho branco de mesa seco: 1º lugar Casa Zottis e 2º Vinhos Porão do Vale (Bento Gonçalves); Licor à base de cachaça: 3º Casa Bucco; Vinho tinto fino seco: 2º Vinícola Piccola Cantina; Vinho tinto de mesa – outras variedades: 2º Casa Zottis; Suco de uva integral: 1º Casa Zottis.
Premiados três vezes, a Casa Zottis, situada Vale dos Vinhedos, foi o destaque, tendo sendo agraciado com o 1º Lugar com Cantare BRS Bibiana (variedade uva brasileira), o 2º Lugar com Cantare BRS Margot (também variedade de uva brasileira), e 1º Lugar com Suco de Uva Tinto.
“É com grande satisfação que anunciamos três premiações na Expointer 2025. Estamos muito felizes por que é a quinta edição que participamos. Agradecemos o apoio da comunidade e do Poder Público com ao auxílio de podermos movimentar a marca nos eventos da área e as nossas vendas, além de divulgar a cidade e o turismo”, destaca Daniela Chesini Zottis, sócio-proprietária e enóloga.
O concurso contou com uma banca técnica formada por representantes de universidades, federações, empresas públicas e associações de produtores, que avaliaram os produtos seguindo critérios sensoriais como aparência, aroma, sabor, textura e uniformidade. Os três primeiros colocados de cada categoria foram reconhecidos com placas e certificados de participação, e desfilarão seus produtos no Desfile dos Grandes Campeões da Expointer.
Para o secretário de Desenvolvimento da Agricultura Luis Carlos de Mari isso “representa o reconhecimento do trabalho realizado pelas agroindústrias de Bento Gonçalves, ficamos muito felizes em ver nossos produtos certificados”, disse.
O 13º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, promovido pela SDR e pela Emater/RS-Ascar com apoio do MDA, Aprodecana, Embrapa Uva e Vinho, Fetag-RS, Fetraf-RS, Via Campesina, UFRGS e UFSM, terá nesta sexta-feira (5/9), na Pista Central da Expointer, o Desfile dos Grandes Campeões, que encerrará a premiação e apresentará os vencedores de cada categoria.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
Assembleias Regionais Ampliadas marcam nova etapa da Consulta Popular 2025/2026
André Arrosi Quarteto se apresenta nesta quinta-feira, 11, na Casa das Artes, em Bento
Coordenadoria da Mulher promove capacitação “Práticas de Bom Atendimento”, no dia 16 de setembro, em Bento