A 137ª Romaria a Caravaggio, realizada em Farroupilha (RS), nos dias 26, 28 e 29 de maio, chegou ao fim neste domingo (29) registrando um público de 180 mil pessoas, sem contabilizar as pré-romarias, que somaram cerca de 15 mil pessoas. Os números de romeiros impressionam, especialmente no primeiro dia da Romaria, com 150 mil pessoas, segundo dados da Brigada Militar. Os dados foram apresentados no final da tarde deste domingo em entrevista coletiva do bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, do reitor do Santuário o padre Gilnei Fronza, e do comandante do 36ºBPM, major Luiz Fernando Becker.
Dentre as razões para que os romeiros percorressem 20 quilômetros, ou mais, foi agradecer e pedir a proteção de Nossa Senhora. Os pedidos, agradecimentos e orações foram principalmente por saúde, emprego, problemas financeiros, relacionamentos familiares, entre outros.
A aglomeração maior de pessoas acontecia durante as mais de 30 celebrações, especialmente as campais, realizadas de manhã e à tarde.
A quinta-feira (26) está sendo considerada pelos organizadores o maior público em um único dia que se tem conhecimento, pelo menos nos últimos 10 anos, quando a solenidade de Corpus Christi também coincidiu com o de Nossa Senhora de Caravaggio. Os próprios padres, acostumados com o movimento do local ficaram impressionados: “em 27 anos eu nunca tinha visto tanta gente em uma manhã”, afirmou padre Alcindo Trubian. Um dos problemas registrados pelo fato de ter concentrado tanta gente num mesmo dia, foram as filas que se formaram para o embarque dos ônibus no retorno do Santuário. Na última missa das 18 horas, foi realizada a procissão luminosa pela avenida em frente ao Santuário, reunindo mais de 900 pessoas
O reitor, padre Gilnei Fronza, previa que poderia ter muita gente, mas para isso apostava que seria preciso boas condições climáticas, fato que se confirmou nos dois primeiros dias de Romaria, com a presença do sol. Somado a isso é preciso ressaltar outros fatores, como o fato de ser feriado nacional e da Região ter recebido muitos turistas; moradores de outras cidades próximas que aproveitarem o feriado para ir ao Santuário; dificuldades financeiras e o desemprego; por ser considerada uma tradição religiosa e cultural. Prova disso, foi a presença pelo segundo ano consecutivo de um grupo de mais de 20 senegaleses que moram em Caxias do Sul, que apesar de seguirem a religião muçulmana, respeitam a tradição e cultura do povo que os acolheu percorrendo juntos o trajeto.
No sábado (28), o ponto alto foi a 3ª Romaria da Juventude, que reuniu cerca de 300 jovens, integrantes de grupos paroquiais, movimentos e da Pastoral da Juventude. Os jovens foram guiados pela imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que está passando por todas as 74 paróquias da Diocese, a partir do projeto Rota 300, com o lema “300 anos de bênçãos com a Mãe Aparecida, juventude em missão”. O público girou em torno de 15 mil (na sexta-feira, quatro mil pessoas visitaram o Santuário).
No domingo (29), apesar da chuva e do frio o movimento foi constante e as celebrações foram realizadas todas no interior do Santuário, reunindo durante o dia cerca de 11 mil pessoas.
Para o reitor, Gilnei Fronza, o lema “Mãe de Misericórdia: vida, doçura e esperança nossa, salve!”, esteve presente durante todo o evento, considerado um dos maiores do Estado. “O amor da Mãe Maria nos torna misericordiosos com o próximo, mais atentos ao sofrimento do outro e nos enche de doçura e esperança para enfrentarmos os desafios da vida”.
Segundo o reitor, estar à frente da organização da Romaria, iniciada ainda em março com a novena, seguida pelas 11 pré-romarias, tríduo e recepção de dezenas de caravanas de clube de mães, projetos sociais, empresas e grupos de convivência, exige responsabilidade e respeito para com Nossa Senhora, razão maior de todas as nossas ações, com a imensidão de devotos que saem em busca de acolhimento e perdão e, ainda, com os voluntários e parceiros que dedicam seu tempo e trabalho para o bem comum”, salienta.
Números da 137ª Romaria – dias 26, 28 e 29 de maio
– Área da Saúde: 1.420 atendimentos (verificação de pressão arterial, glicemia, curativo, sutura, administração de medicação, etc); 59 consultas médicas; 04 encaminhamentos ao hospital.
– Transporte: 143 ônibus realizaram 812 viagens – Caxias\Bento e Farroupilha (partindo do Santuário); mais de 40 mil pessoas transportadas; mais de 6 mil automóveis acessaram os estacionamentos. Dados fornecidos pela Metroplan
– Área de Segurança Pública: Durante a Romaria O Santuário contou com expressivo esquema de segurança, não registrando ocorrências criminais, apenas a prisão de um foragido resultado da ação preventiva.
– Voluntários: 1.000 pessoas
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do Site do Santuário
Fotos: Felipe Machado e site Caravaggio
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira