Educação e cultura são a estrutura central do novo livro do fotógrafo, escritor e produtor cultural Fabiano Mazzotti. Sempre em colaboração com um coautor, em sua oitava obra, Mazzotti contou com a colaboração de 130 autores. E a comunidade pode conferir o resultado a partir deste domingo (10), data que marca o lançamento oficial de “130+1 – Bento Gonçalves em preto & branco”, durante a programação da 36ª Feira do Livro.
A partir de fotografias em preto e branco do município, o desafio de produção literária foi lançado para 130 turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de 34 escolas: municipais, estaduais e particular. Assim, 130 fotos foram mostradas para 130 turmas para que os estudantes pudessem escrever uma poesia com 130 caracteres. É isso mesmo! E muito mais: cada aluno recebeu um exemplar com o seu nome na capa.
“Não era justo entregar um livro com somente o meu nome na capa. Cada família de estudante recebeu um exemplar com o nome de seu filho na capa. Dividir espaços é o que nos enriquece. A obra possui este significado de como a gente deve ter mais experiências que ofereçam oportunidades para as pessoas mostrarem o talento que possui. Depois do lançamento exclusivo para os patrocinadores e escolas na quinta-feira (07), vi a repercussão emocionante nas redes sociais. Era isso o que desejava: tocar o coração das pessoas. É preciso fazer acontecer”, ressalta Fabiano.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, expressou a sua admiração pelo projeto: “há mais de uma década, Fabiano Mazzotti vem fazendo e incentivando a arte e cultura. Seja como fotógrafo, como escritor, vem realizando registros históricos, de vidas. De uma maneira muito nobre e generosa, em suas obras, há uma participação de pessoas que compõem a história de nossa cidade com as suas ações e com aquilo que deixa de legado. E esta obra é um legado para o futuro. E já posso falar que estes 130 alunos já são escritores. Independente do caminho que irão ter em suas vidas, tenho certeza que vão olhar para trás e se orgulhar de ter participado desta obra, pois contam uma parte da evolução de nossa Bento Gonçalves”.
Rogério Capoani, presidente do Centro da Indústria e Comércio, salientou que: “esse momento representa um marco para Bento Gonçalves, onde esses protagonistas, com suas mãos, fizeram história dos 130 anos de nossa cidade. Deixo registrado a nossa satisfação e nosso contento de fazer parte desta história, desta obra, onde 130 empresas e, além de nossa Prefeitura, participa em prol de causas de valor e crescimento coletivo. Esta obra representa o desenvolvimento da comunidade”.
O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira destacou a nobreza da inciativa do projeto: “Parabéns pela organização com toda essa meninada. Este trabalho representa a grandeza do projeto onde o Fabiano Mazzotti passou empresa por empresa para conseguir o patrocínio. Se não houvesse essa cooperação, se não houvesse essa meninada, não haveria este trabalho. A juventude é o nosso futuro e cada aluno representa este fomento. E o trabalho do Fabiano Mazzotti representa o espírito comunitário de Bento Gonçalves: trabalhar junto para construir algo maior”.
E o +1, já que o livro está sendo lançado um dia antes de Bento Gonçalves completar 131 anos de emancipação política? O Prefeito explicou: “Falta um autor para este livro ser completo. Convidamos você a despertar o seu lado escritor e produzir um texto de até 130 caracteres com espaço. Inspire-se a fotografia que retrata a pandemia do coronavírus cuja existência transformou a vida da humanidade nossa nos 2020/21 que com certeza vai ecoar por alguns anos. Seja mais um que está falantando nesta obra. Publique o texto em sua rede social com hashtag 130mais1 (#130mais1), na véspera do Natal de 2021. A Prefeitura vai escolher o melhor texto entre os participante para anunciar como produção oficial que completa este livro. O autor também será agraciado com um kindle”.
A hashtag será filtrada e a pessoa escolhida com o melhor texto será eleita, simbolicamente, como a 131ª autora do livro e receberá o leitor digital de livros das mãos do Prefeito Diogo Siqueira. Mais uma curiosidade que será anunciada bem em frente ao maior símbolo da emancipação de Bento Gonçalves, a sua prefeitura.
O projeto oportunizou a entrega também de 130 Kindles – leitor de livro digitais – para os alunos que tiveram seus textos publicados no livro os quais foram entregues na quinta-feira (07), momento do lançamento exclusivo para os patrocinadores e escolas, no Pavilhão E da Fundaparque.
Vale ressaltar que a obra conta com acessibilidade. Deficientes visuais terão contato com o conteúdo por meio de QR code em cada página, que permite acesso à descrição das fotos e narração dos textos em áudio. Ainda, os textos estão traduzidos para três línguas, italiano, espanhol e inglês.
O lançamento oficial “130+1 – Bento Gonçalves em preto & branco” teve a tradução em Libras realizada por Stephanie Cruzetta e Bruna Costa.
A obra está à venda por R$ 130,00 nas bancas da 36ª Feira do Livro. Depois, estará disponível na Aquarela, Dom Quixote, APP e Paparazzi, todas em Bento Gonçalves. Também é possível comprar de modo online pelo site https://loja.fabifoto.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
(KPJ)
Ex-secretária de educação de Bento, Iraci Luchese é a nova coordenadora da 16ª CRE
Natal do Lar do Ancião, de Bento, chega junto com a campanha “Adote um Bom Velhinho”
EMPRESÁRIA É PRESA POR CRIME AMBIENTAL, EM NOVA BASSANO