Participaram da programação as paróquias de Nossa Senhora de Caravaggio (Farroupilha/ Flores da Cunha), Paróquia São Pedro e São Paulo (Nova Roma do Sul), Paróquia Santo Antônio (Forqueta, Caxias do Sul), Paróquia São Marcos (Farroupilha), Paróquia Santa Cruz (Nova Milano, Farroupilha), Paróquia Jesus Ressuscitado (Farroupilha), Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Pinto Bandeira), Paróquia Jesus Bom Pastor (Farroupilha) e Paróquia Sagrado Coração (Farroupilha).
Em cada celebração, as paróquias demonstraram emoção, entrega e devoção. Os líderes de cada comunidade levaram até o altar símbolos representando suas localidades, juntamente com cestas de frutas, resultado do trabalho árduo dos agricultores de cada paróquia.
Dia Festivo – 02 de Fevereiro
8h – Missa
10h – Missa Solene e bênção das máquinas agrícolas.
12h – Almoço Festivo
15h – Missa
17h – Missa
18h – Récita do Terço
História da Romaria Votiva
No final do século XIX, Farroupilha e região enfrentou uma grande estiagem. Já eram cerca de seis meses que não chovia. No dia 02 de fevereiro de 1899, realizou-se uma procissão para implorar a graça da chuva. Agricultores de várias comunidades vizinhas se dirigiram à Caravaggio a pé em uma caminhada de oração e penitência para suplicar a intercessão de Nossa Senhora. No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial, que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva. É assim denominada a festa ou romaria votiva, que ocorre anualmente no dia 02 de fevereiro.
SANTUÁRIO DE N. SRA. DE CARAVAGGIO
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor