O Santuário de Caravaggio promoveu na noite deste domingo, 29, a sexta celebração preparatória a 123ª Romaria Votiva, acolhendo a Paróquia Jesus Ressuscitado, em Farroupilha. A missa foi presidida pelo pároco, padre Olavo Bombardelli, juntamente com os sacerdotes do Santuário e do Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio. Nesta segunda-feira, 30, às 20 horas, a missa terá a presença da Paróquia Nossa Sra. do Rosário de Pompéia de Pinto Bandeira.
A programação da 123ª Romaria Votiva de Nossa Senhora de Caravaggio, celebrada no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, ocorre tradicionalmente no dia 2 de fevereiro e celebrará o trabalho dos agricultores e a devoção por Nossa Senhora de Caravaggio. A festa também lembrará a importância do cuidado com a água e as nascentes.
“Fonte viva e copiosa, rogai por nós” é o lema desta edição, que recorda a aparição na Itália e está representada em um dos novos vitrais do santuário. Ao todo, nove paróquias participaram da programação da 123ª Romaria Votiva.
A novena começa segue com celebrações que ocorrerão no Santuário e terão a participação de moradores de Pinto Bandeira, Nova Roma do Sul, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha.
O dia festivo (2 de fevereiro) contará com missas, récita do terço e a tão aguardada bênção das máquinas agrícolas.
PROGRAMAÇÃO
Missa ocorre às 20h no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio com a presença das comunidades:
7º dia – 30 de janeiro – Pa. N. Sra. do Rosário de Pompéia (Pinto Bandeira)
8º dia – 31 de janeiro – Pa. Jesus Bom Pastor (Farroupilha)
9º dia – 1º de fevereiro – Pa. Sagrado Coração de Jesus (Farroupilha)
Dia Festivo – 02 de Fevereiro
8h – Missa
10h – Missa Solene e bênção das máquinas agrícolas.
12h – Almoço Festivo
15h – Missa
17h – Missa
18h – Récita do Terço
História da Romaria Votiva
No final do século XIX, Farroupilha e região enfrentou uma grande estiagem. Já eram cerca de seis meses que não chovia. No dia 02 de fevereiro de 1899, realizou-se uma procissão para implorar a graça da chuva. Agricultores de várias comunidades vizinhas se dirigiram à Caravaggio a pé em uma caminhada de oração e penitência para suplicar a intercessão de Nossa Senhora. No mesmo dia, ocorreu uma chuva torrencial, que marcou profundamente o povo de toda a região. A chuva foi recebida como uma graça extraordinária. O padre e os paroquianos emitiram o voto de ser feita todos os anos, em fevereiro, uma festa de agradecimento a Nossa Senhora pela graça da chuva. É assim denominada a festa ou romaria votiva, que ocorre anualmente no dia 02 de fevereiro.
SANTUÁRIO DE N. SRA. DE CARAVAGGIO
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor