Cerca de 1200 mesários já estão sendo convocados para trabalharem nas Eleições 2018 na 8º Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Monte Belo do Sul e Santa Tereza. Destes, 1040 são de Bento Gonçalves.
Todo eleitor convocado deverá receber um comunicado oficial da Justiça Eleitoral via Correios, chamada carta convocatória. É possível também verificar a lista com o nome de todos os mesários convocados no cartório eleitoral em que estiver inscrito.
Todo eleitor convocado deverá receber um comunicado oficial da Justiça Eleitoral via Correios, chamada carta convocatória. É possível também verificar a lista com o nome de todos os mesários convocados no cartório eleitoral em que estiver inscrito. No Brasil, são 2 milhões de mesários convocados.
Como é feita a convocação
A nomeação dos mesários das eleições 2018 deve acontecer entre os meses de junho e agosto, e além da comunicação no Diário Oficial, a convocação pode ser feita de três formas: através da carta convocatória, pela lista oficial nos cartórios eleitorais e por e-mail.
Carta convocatória: todos os eleitores nomeados receberão via Correios nas suas residências um comunicado oficial do Juiz Eleitoral.
Lista de mesários convocados: o eleitor também pode verificar se o seu nome está na lista de mesários convocados disponibilizada no cartório eleitoral que estiver inscrito. Como existe a possibilidade da carta convocatória ser extraviada, os Tribunais Regionais Eleitorais deixam uma lista com o nome de todos os mesários convocados nos cartórios eleitorais.
Por e-mail: alguns Tribunais Regionais Eleitorais podem fazer a convocação por e-mail, desde que esta opção tenha sido autorizada, por escrito, anteriormente pelo eleitor.
Mesário voluntário
Os eleitores também podem inscrever-se como mesário voluntário no cartório eleitoral em que o eleitor estiver inscrito ou no site do Programa Mesário Voluntário do TSE.
A inscrição não confirma a nomeação de imediato, o eleitor deve aguardar a convocação oficial para ter certeza se será mesário ou não.
Vantagens de ser mesário
dois dias de folga por cada dia trabalhado na eleição, sem prejuízo no salário;
requisito de desempate em concursos público, quando mencionado no edital;
critério de desempate para funcionários públicos que concorrem à uma promoção de cargo;
pode ser adicionado como horas complementares nas Universidades que têm acordos com a Justiça Eleitoral.
O que fazer quando for convocado
Todas as informações úteis para o mesário convocado estarão na carta convocatória, como dia e hora que deve comparecer no dia da votação e as atribuições da função que irá exercer.
Existe também a possibilidade do mesário ser solicitado para comparecer ao cartório eleitoral para algum tipo de treinamento, mas isso dependerá da decisão de cada Juiz Eleitoral, que apresentará as instruções na carta convocatória.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves