Feira confirma próxima edição para os dias 18, 19 e 20 de maio de 2027
A Fiema Brasil encerrou sua 10ª edição na quinta-feira (22), no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS), consolidando-se como referência pela convergência entre tecnologia, sustentabilidade e negócios. Desde o dia 20 de maio, a feira reuniu 150 marcas expositoras e público superior a 8 mil visitantes. Empresas, profissionais, entidades e especialistas de diferentes regiões do país e do mundo circularam pelos corredores daquele que é o principal encontro de gestão ambiental da região Sul do país.
“Estamos muito satisfeitos com as oportunidades que a feira entregou seja para expositores, em termos de conexões e negócios, ou para os visitantes, no que se refere ao acesso a conhecimento, soluções e inovações”, destacou o presidente Jonas Brevia. “A Fiema está mais madura e, realmente, pronta para continuar sua caminhada de expansão alicerçada ao propósito de trazer a gestão ambiental e o compromisso com a sustentabilidade para o dia a dia das empresas e da sociedade”, garantiu.
Realizada pela Proamb já pela oitava edição, a feira teve, em 2025, um verdadeiro ponto de ruptura positiva, na opinião do presidente da fundação, Neri Basso. “A Fiema Brasil inicia, aqui, um novo ciclo em sua trajetória, ainda mais forte, robusta e disposta a contribuir ativamente com o objetivo de transformamos nossa região em um reconhecido polo ambiental”, disse.
A 11ª edição está confirmada para ocorrer nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2027, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Programação renovada
Durante os três dias de programação, a Fiema promoveu atividades voltadas ao conhecimento – protagonizadas por cerca de 70 palestrantes, que participaram de encontros consolidados, como o 6º Meeting Empresarial, com 12 painelistas, e o 8º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, com 120 trabalhos científicos inscritos. Seminários técnicos, rodadas de negócios, exposições de produtos e soluções inovadoras também compuseram a grade de atrações do FiemaCon.
Estreante na feira, o 14º Fórum Energiplast compôs a grade de programação do dia 22, convocando especialistas para discutir energia a partir de resíduos em sete momentos distribuídos ao longo do dia. A programação reuniu também empresas e representantes de entidades públicas e privadas para debater soluções tecnológicas voltadas ao tratamento e à valorização energética de resíduos sólidos. Foram destaque temas como Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR), triagem automatizada em aterros sanitários e reciclagem mecânica de plásticos.
Negócios e conexões
Uma das iniciativas para ampliar os resultados na feira, a Rodadas de Negócios conectou mais de 70 empresas, entre nacionais e internacionais, em circuitos realizados dia 21. Articulada pelo Sebrae-RS, a iniciativa teve dez empresas âncoras fixas, visitadas pelas outras participantes, facilitando múltiplas conexões. O levantamento das projeções de negócios está sendo construído para posterior divulgação.
Batalha das Startups movimentou Arena de Inovação
Contando com um espaço de 644m² projetados para acomodar cerca de 40 startups, Arena de Inovação chegou à sua segunda edição dentro da Fiema Brasil, abrigando diversas palestras, pitches e apresentações. A batalha consagrou como vencedora desta edição a ‘Meu Resíduo’, seguida pela Bubuyou na segunda colocação e pela Urupê, na terceira posição.
Sobre a feira
A Fiema Brasil é uma realização da ProAmb e a 10ª edição teve o patrocínio de Autoridade Portuária de Santos, empresa do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal; Badesul Agência de Fomento do Rio Grande do Sul, FINEP, Financiadora de Estudos e projetos, empresa pública, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Verdera, unidade de gestão e destinação sustentável de resíduos da Votorantim Cimentos; Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Corsan, Banrisul, BRDE, Caixa e Governo Federal, Sicoob, Prefeitura de Bento Gonçalves, Procergs, Track Capital, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Tramontina, Vivaci Soluções em Sustentabilidade, Cimento Gaúcho, Sicredi, Icatu Coopera e Sebrae.
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Cesar Silvestro
Ponto de apoio da UCS em Caravaggio recepciona romeiros com ações na área da saúde
Polícia indicia 3 pessoas por acidente com ônibus da UFSM que deixou 7 mortos
Cedenir Postal é reeleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves