Inaugurado o novo laboratório de Raio-X digital de Bento Gonçalves

Foi inaugurado oficialmente na tarde desta terça-feira, dia 10, o novo laboratório de Raio-X da Unidade de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves (UPA 24h), que deixa de ser analógico e passa a ser digital.

O investimento passa de R$ 1 milhão com recursos oriundos do estado, União e município, e deve atender não somente Bento Gonçalves, mas toda região de abrangência, o que inclui os municípios limítrofes, como Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira. No local houve  também a solenidade de descerramento da placa alusiva a inauguração do aparelho.

O novo sistema proporcionará maior agilidade, segurança e eficiência em todos os processos de atendimento aos pacientes. Atualmente, são realizados em média 2.250 exames de imagem por mês, sendo que em torno de 70% desses exames são provenientes dos serviços de urgência e emergência e 30% são exames agendados. A equipe conta com 13 técnicos de radiologia e dois auxiliares administrativos.

No próximo dia 23, o aparelho, que já atende em caráter experimental, estará funcionando em turno integral, abrangendo além dos pacientes atendidos na UPA, os pacientes provenientes da atenção básica que precisam realizar exames em caráter de urgência.

Participaram da solenidade de inauguração, o prefeito Guilherme Pasin, o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, os vereadores Eduardo Virissimo, Sidinei da Silva e Valdemir Marini, o coordenador geral da UPA, Nury Abboud, a coordenadora do laboratório de Raio-X da Secretaria Municipal de Saúde, Giceli Flores, o coordenador Médico da Secretaria Municipal de Saúde, Marco Antônio Ebert, representando a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Cláudio Bastian, além de presidentes de entidades, associações, convidados, servidores e imprensa.