Governador sanciona projeto que valoriza o churrasco e o chimarrão como símbolos do RS

No dia em que começaram as atividades alusivas aos Festejos Farroupilhas 2021, com o acendimento da chama crioula nesta terça-feira, 14, o governador Eduardo Leite sancionou um projeto de lei que valoriza a cadeia produtiva do churrasco e do chimarrão, os dois principais símbolos da cultura gaúcha.

O PL 80/2017, de autoria do deputado estadual Elton Weber, altera a Lei 11.929, de 20 de junho de 2003, instituindo que no Dia do Chimarrão, 24 de abril, haverá a “Mateada de Integração Gaúcha” na Assembleia Legislativa. O projeto também cria premiações que ocorrerão a partir de 2022, uma delas para a churrascaria que faz o melhor churrasco campeiro e outra para a cadeia produtiva da erva-mate.

“Faz parte do nosso jeito de ser, faz parte dos nossos dias tomar chimarrão e comer churrasco. É muito mais do que itens da culinária, é motivo de reunir as pessoas. São hábitos que estão intimamente ligados à vontade do povo gaúcho de estar junto, da fraternidade e da alegria de estarmos juntos. Ainda não podemos voltar a compartilhar o mate, mas, com o avanço da vacinação, já podemos nos reunir para prosear e assar uma carne. Nada mais justo do que o chimarrão e o churrasco constarem em lei como símbolos do Estado. Parabéns pela iniciativa e aprovação, e agora vamos trabalhar cada vez mais para valorizar a nossa cultura”, destacou o governador.

No mesmo ato, ocorrido no Palácio Piratini e com transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador também sancionou o projeto 549/2019, do deputado Adolfo Brito, que denomina Viaduto Fritz e Frida a estrutura viária inaugurada em 2018 no km 100 da RSC-287, no principal acesso ao município de Santa Cruz do Sul.

Depois de formalizar as normativas por meio da sanção, Leite cumprimentou os deputados que tiveram suas leis reconhecidas pela Assembleia Legislativa e, agora, também validadas pelo Executivo. Os projetos de lei sancionados devem ser publicados em edição extra do Diário Oficial do Estado.

PROJETOS DE LEI SANCIONADOS

• PL 80/2017
Proponente: Elton Weber

Ementa: introduz modificações na Lei 11.929, de 20 de junho de 2003, que institui o churrasco como “prato típico” e o chimarrão como “bebida símbolo” do Rio Grande do Sul.

• PL 549/2019
Proponente: Adolfo Brito

Ementa: denomina Fritz e Frida o viaduto na RSC-287, Linha Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul.

 

Fonte: Governo do Estado
Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini / Divulgação

(RM)