Garibaldi lança Rota Turística Via Orgânica

Dez empreendimentos de Garibaldi ligados à produção agroecológica e artesanal lançaram, na última terça-feira, 18, a Via Orgânica: uma das primeiras rotas do Brasil em propriedades orgânicas certificadas. Além de turismo rural, o roteiro inclui restaurante, vinhos e espumantes alternativos, cooperativa, comércio, hospedagem e indústria – todos dentro da temática do alimento aliado à saúde, à sustentabilidade ambiental, social e cultural.

O evento contou com a presença do prefeito em exercício Antonio Fachinelli, da imprensa local e regional, das soberanas da Fenachamp 2015, rainha Diana Borghetti e princesa Iris Schmitt e do presidente da Festa e esposa, Clóvis Furlanetto e Lina Furlanetto. O gestor de Turismo da Serra Gaúcha, representando o Sebrae/RS, Emerson Bittencourt Monteiro, e os  consultores que acompanharam de perto todo o processo, Gladis Pippi e Vladi Roman, também estiveram presentes, além da secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, e demais autoridades municipais.

Os convidados foram recepcionados no Sítio Crescer, no bairro Borghetto. Sucos, espumantes e produtos dos empreendimentos também estavam disponíveis para que fossem degustados. Dando início ao protocolo, um representante de cada local integrante da nova rota apresentou brevemente seu empreendimento e sua proposta. O restaurante Valle Rustico promoveu o jantar de encerramento, utilizando os alimentos de todos os participantes.  Ao final, um vídeo de Bela Gil, a “madrinha” da Via Orgânica, foi apresentado. A culinarista e apresentadora do Bela Cozinha, no GNT, não pôde estar presente em virtude de agenda, mas se disse extremamente satisfeita com o convite e que promete visitar Garibaldi em breve.

A secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, lembra o início do projeto da Via Orgânica, ainda em 2014, quando foi criada a Comunidade do Alimento do Convivium Slow Food Primeira Colônia Italiana, dando início ao processo de qualificação para o serviço turístico, com o importante apoio do Sebrae. Este lançamento é a realização de um projeto de vida. Cada visitante que conhecer a Via Orgânica sentirá a energia da vida pulsando por aqui. Agora precisamos apoiar esta jovem rota, visitando as propriedades, valorizando seus produtos, adquirindo seus serviços, divulgando a Via Orgânica. Precisamos de um mundo mais sustentável, esta é uma excelente iniciativa”, analisa.

Em tempos de complexidade tecnológica, de impactos ambientais, esgotamento dos recursos naturais e de centenas de consequências decorrentes do consumo de agrotóxicos na alimentação, Garibaldi apresenta uma rota turística que desafia essa realidade e provoca uma reflexão ao buscar um modo de vida mais próximos da natureza, simples, saudável e, principalmente, mais humano. Com as já consolidadas Coopeg e Encosta da Serra, o Município reúne produtores e empreendedores de orgânicos que seguem uma relação não predatória com a natureza e também uma maior proximidade entre quem produz e quem consome.

Na Via Orgânica, o visitante poderá encontrar belas paisagens, resgate de antigas formas de cultivo aprimoradas pelas novas tecnologias, contato direto com a simplicidade e a experiência de quem produz e prepara o alimento.  A Rota conta com apoio da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, desde a sua estruturação. Detalhes sobre os empreendimentos podem ser consultados no site Turismo Garibaldi em www.turismogaribaldi.com.br/rotas-atrativos/via-organica e no aplicativo, disponível da Apple Store e na Google Play. Os patrocinadores do projeto são Sicredi e Supermercado Cairu.

integrantes-da-rota-crditos-da-foto-alexandra-ungaratto-140

 Confira abaixo os empreendimentos que integram a rota e o que oferecem (é necessário o agendamento prévio)

Arte da Vinha

Produção de vinhos naturais por meio de métodos de vinificação ancestral. A visitação, em uma inusitada cave de porão, ocorre por agendamento e inclui degustação e explanação sobre a produção natural, biodinâmica e o método ancestral, feito em uma ânfora.

Contato: [email protected]

 Cooperativa Vinícola Garibaldi

Presente na lista dos cem melhores vinhos do mundo, a Cooperativa também aposta na produção orgânica, com suco de uva e vinho proveniente do cultivo agroecológico de 70 de suas 380 famílias associadas. A visita ao complexo turístico da Cooperativa relata o seu funcionamento e suas práticas sustentáveis.

 Contato: (54) 3464 8104 | [email protected]

Econatura

A “ecofábrica”, construída predominantemente com materiais de reuso, utiliza processos que buscam minimizar o impacto ambiental.  Produz suco de uva, vinagres de vinho tinto, balsâmico e balsâmico envelhecido, óleo de semente de uva, farinha da semente e da casca de uva, todos orgânicos. Recebem apenas visitação técnica para grupos com agendamento.

Contato: (apenas visitações técnicas para grupos): (54) 3462 1074

 Família Boroto

A família dedica-se à elaboração de espumante orgânico e a produção de chocolates artesanais. O visitante pode realizar passeio de carroça pelas videiras e conhecer o processo de produção do espumante e também é oferecido passeio a grutas e a capitéis repletos de histórias, próximos da propriedade.

Contato: (54) 34647904 | (54) 96119435 | [email protected]

Família Mariani

Compartilhando conhecimentos de agroecologia, a família mostra as videiras centenárias, a produção orgânica e a agroindústria. No antigo casarão, com ambientes transformados em museu, contam-se histórias da família. O visitante pode realizar passeio de trator, com vista panorâmica, e colher frutas e temperos da época. 

Contato: (54)99999752 | (54)91773688 | [email protected]r

 Morro São Francisco

O visitante pode experimentar um café colonial ao ar livre: pão de forno, geleias, sucos, sobremesas e outras delícias – tudo preparado pelas mãos da família. Para quem gosta de se aventurar, pode encarar um sistema de trilhas com direito a belas vistas, ou para os gostos mais tranquilos, oportuniza-se um agradável passeio nas videiras com fontes d’água.

Contato: (54) 9702 2969 | (54)3464 1409 | [email protected]

 Sabor Ecológico

Loja especializada em produtos naturais e orgânicos. Hortaliças, legumes, frutas, sucos, geleias, molhos, chás, açúcar, café, farinhas, grãos – tudo orgânico. Muitos dos alimentos são cultivados pelos proprietários. Também fornece linhas de produtos naturais, sem glúten, sem lactose, dietéticos e fitoterápicos.

Contato: (54) 3462 7167

 Sítio Crescer

Possui Hostel (hospedagem compartilhada), em uma construção sustentável. Produz hortaliças e frutas orgânicas, que podem ser adquiridas. Oferece local para eventos, sitiotur entre cascatas com educação ambiental e espaços para espiritualidade, rodeados por jardins. Recebe retiros e serve refeições caseiras mediante agendamento.

Contato: (54) 81450037 | [email protected]

 Sítio do Celo

Com uma paisagem silvestre, o local possui diversas plantas nativas e frutas exóticas. Há presença de animais de raça pouco conhecida, como as ovelhas Santa Inês. Destaca-se a degustação do caldo de cana (garapa) feito na hora. Para quem aprecia momentos de tranquilidade, há uma inspiradora trilha com umcaminho meditativo até um riacho.

Contato: (54) 34621346 | (54) 99788798 | [email protected]

Valle Rustico

Com conceitos de enogastronomia e ecogastronomia trabalhados pelo chef Rodrigo Bellora, a refeição é preparada para se apreciar em etapas. O visitante tem a oportunidade de conhecer a horta orgânica, de onde provém a maioria dos ingredientes utilizados. Atua com projeto Horta (entrega de cestas com produtos orgânicos em casa), food truck e oficinas gastronômicas.

Contato: (54) 3067 1163 | (54) 8123-0080 | [email protected]

 

 

Créditos das fotografias: Alexandra Ungaratto