Garibaldi: Escola Municipal Nossa Senhora da Glória completa 70 anos

A Escola Municipal Nossa Senhora da Glória, de Garibaldi, está em festa no mês de abril. No dia 1º, a Escola completou 70 anos de história na comunidade. Ela foi fundada em 1951 por um grupo de pais. Estes dedicaram-se ao máximo para a manutenção da instituição, visto que não havia escolas públicas nas proximidades. O terreno foi doado pela Congregação das Irmãs de São José.

A Escola era de madeira, coberta de telhas, bancos simples, duas salas de aula e um pátio com laranjeiras. Os alunos usavam uniformes azuis e brancos. Iniciou as atividades escolares com 24 alunos nas séries iniciais (1ª a 4ª série). O nome da Escola é em homenagem à Irmã Glória, que era uma professora muito querida por todos. Em 1966, devido ao número crescente de alunos, foi construída a Escola atual, passando a ser municipal em 1971.

Em 1985, com a iniciativa do CPM da Escola, foi construído um pavilhão com o objetivo de proporcionar lazer aos alunos, porém, o número de educandos continuou crescendo de maneira acelerada e, em 1989, fez-se necessário usar este pavilhão como salas de aula. Atualmente, a Escola está sob a direção de Jane Benini, vice-diretora Luciane Girotto Lava e supervisão de Cassiana Zandavalli Cattani.

A diretora Jane Benini destaca que a Escola evoluiu muito com o passar do tempo, “foram anos de muito trabalho, dedicação e empenho por parte de todos que passaram na Escola e construíram esses 70 anos de história. É uma alegria fazer parte deste momento glorioso”.

“Considero a Escola Nossa Senhora da Glória minha segunda casa. Lá, eu lecionei por quatro anos. Nesses 70 anos de história, a instituição cumpriu a sua função de educar, mas mais do que isso, de agregar, de levar a comunidade e pais para participarem da vida escolar dos filhos. Um local profissional, mas ao mesmo tempo afetivo. Tenho a Escola Nossa Senhora da Glória no meu coração”, afirma a secretária de Educação, Beatriz Arregui Sopelsa.

A Escola conta atualmente com 295 alunos, entre Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 4º ano, nos turnos da manhã e tarde. A maioria dos alunos residem nos bairros dos arredores da Escola e alguns são provenientes de comunidades da zona rural. Além disso, conta com duas turmas de Educação Infantil Multisseriadas com salas em Escolas Estaduais (cessão de uso), que não contemplam mais a Educação Infantil. A Escola possui uma sala de Recursos Multifuncional que atende alunos com laudo e também Deficientes Visuais, com deficiências múltiplas, pessoas cegas e de baixa visão, oriundos de nossa Escola e de outras escolas da comunidade. Os alunos são atendidos por 19 professores, uma secretária, uma cozinheira, duas atendentes e um zelador.

Foto: Bruno Milan

Fonte: Marina Teles/Assessoria de Comunicação Social