Gabinete de atenção à Covid-19 realiza reunião para alinhar ações em Bento

Nesta quinta-feira, dia 17, foi realizada reunião do Gabinete de Atenção à Covid-19 de Bento Gonçalves, para analisar a situação do vírus na cidade e avaliar medidas para prevenção.

O Município já segue os regramento do Sistema 3As de monitoramento, conforme orientação da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). Desde o início de junho foi publicado decreto restringindo o funcionamento de bares, restaurantes, lancherias e similares das 23:59 às 5h.

Estiveram presentes o procurador Geral do Município, Sidgrei A. Machado Spassini, secretários de Governo, Henrique Nuncio, de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, de Desenvolvimento, Milena Bassani e de Segurança, Tenente Coronel Paulo César de Carvalho.

Conforme estabelecido no protocolo de ação regional, eventos sociais poderão ser realizados com a presença de 70 pessoas. Acima deste número será necessária à autorização do Município, através de protocolo realizado junto à secretaria de Desenvolvimento Econômico e avaliado pelas secretarias responsáveis. É necessário protocolar o pedido com até cinco dias úteis de antecedência.

Eventos esportivos de qualquer modalidade, também necessitam autorização prévia para realização. Não é permitida a presença de público assistindo as partidas.

Além do trabalho de fiscalização que foi intensificado nas últimas semanas, a Secretaria da Saúde irá elaborar um novo cronograma de testagem da população. “Já ampliamos os testes com o espaço localizado no ambulatório fast-track, testes nos bairros e para o setor turístico. Nas próximas semanas faremos mais ações para identificar os casos positivos e verificar a circulação do vírus. Paralelo a isso, estamos com a vacinação avançando e pedimos que todos continuem com os protocolos estabelecidos de uso de máscara, álcool gel e mantendo o distanciamento”, ressalta a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio.

O grupo também avaliou o andamento da vacinação no Município, que já alcança cerca de 39 mil pessoas imunizadas com a primeira dose. “Precisamos ampliar nosso número de imunizados, seguir com os cuidados para fazer com que o vírus deixe de circular. Temos a convicção que a economia precisa continuar em desenvolvimento, e para isso vamos manter nosso sistema de saúde forte, atendendo todos”, destaca o prefeito Diogo Siqueira.

Pedidos de realização de eventos acima de 70 pessoas devem ser protocolados na Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Complexo Administrativo, na Rua 10 de Novembro- 190.

Acesse os protocolos https://sistema3as.rs.gov.br/protocolos-por-atividade

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: João Pedrassani