Fundação Casa das Artes recebe a exposição “Bento em Aquarela”

A Fundação Casa das Artes recebe a partir de 11 de novembro a primeira exposição do artista plástico Geison Ranzi, intitulada “Bento em Aquarela”. Natural de Bento Gonçalves, Ranzi voltou seu olhar para o município onde retratou em 20 quadros paisagens e eventos evidenciando as características arquitetônicas, o trabalho com a viticultura e no campo e o potencial turístico da cidade.

Os lugares retratados foram o Vale Aurora, Museu do Imigrante, Casa das Artes, Nona Ludia (Caminhos de Pedra), Festival de Balonismo (Fundaparque), Pipa Pórtico, La Fontana, Ponte Ernesto Dorneles, Casa Antiga (em Faria Lemos), Vale dos Vinhedos, Maria Fumaça, Casa da Erva-Mate, Igreja Matriz Cristo Rei, Igreja Matriz Santo Antônio e Igreja São Bento e mais cinco pinturas temáticas.

Dos 20 quadros, 10 foram reproduzidos em cartões postais evidenciando a transversalidade do projeto, totalizando 10 mil cópias. Os cartões postais vão estar disponíveis em pontos do município como Casa das Artes, Museu do Imigrante e os Centros de Atendimento ao Turista. “Primeiramente eu busquei os pontos turísticos principais, como morador local, tive que parar e voltar a atenção para a importância e relevância deles do ponto de vista turístico e cultural, pensando também em quem está vendo isso pela primeira vez, como turista. E durante o processo busquei também destacar outros aspectos, do interior do município, o trabalho do campo, o que formou a nossa cultura como capital do vinho também”, enfatiza o artista.

Ranzi também produziu os selos postais personalizados do projeto que complementa o envio do cartão postal pelo Correio, criando uma identidade para o projeto, como um selo de procedência, além do aspecto filatélico, que pode ser colecionável por ser algo personalizado. “Até o pessoal dos Correios, da Casa da Moeda, onde imprimem o selo, pediram a minha autorização para colocar disponível para compra no site dos Correios, para que os colecionadores possam adquirir”, ressalta.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura