Funcionárias da Biblioteca de Bento doam livros para os programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor

Nesta semana, a Biblioteca Pública Castro Alves realizou a doação de mais de 100 livros para os programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor. Na ocasião, as funcionárias da instituição, Cláudia Benato e Cristiana Teixeira, realizaram a entrega de mais de 100 exemplares para a psicóloga e supervisora Lurdes Nuñez Brancalione. Os exemplares serão distribuídos para crianças e gestantes.

O Programa Criança Feliz é do Ministério da Cidadania e o Primeira Infância Melhor é da Secretaria Municipal da Saúde. Eles tem como objetivo promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância (0 a 6 anos) e gestantes. Também o programa apoia a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais.

De acordo com Lurdes, “nossos atendimentos ocorrem através de visita domiciliar. Nós avaliamos o desenvolvimento multidimensional da criança (cognitivo, motor, linguagem, afeto e social) e preparamos um plano de visita para melhor estimular as crianças nas áreas que elas precisam. Trabalhamos com os livros em muitas atividades que realizamos com as crianças e famílias. E também doamos os livros para incentivar a leitura desde os primeiros anos de vida”.

Os programas Criança Feliz e Primeira Infância Melhor tem como pilares estruturantes as Secretarias de Cultura (SECULT), de Saúde, Esporte e Desenvolvimento Social (SEDES) e de Educação (SMED).

Cláudia Benato ressalta que a Biblioteca Pública irá desenvolver o Cadastro Solidário: “é um projeto que visa o acesso aos livros para essa parcela da população em situação de vulnerabilidade social. Buscando incentivá- los à leitura e transformação de vida.”

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/Biblioteca Pública Castro Alves