Festival Cultura em Casa Bento promove valorização e interações artísticas

A Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural estão promovendo uma corrente do bem artística. O projeto Festival Cultura em Casa Bento Gonçalves inicia neste sábado, às 16 horas, envolvendo os agentes culturais e traz para a população diferentes formas de conexão com os artistas da cidade.

A ideia é valorizar a arte e da cultura através de diferentes manifestações culturais. A principal delas é estimular os agentes culturais a promover a interação com o público em casa através manifestações artísticas em uma sacada ou varanda para seus vizinhos.

As apresentações poderão ser transmitidas ao vivo pelas redes sociais e ainda gravadas para que depois sejam enviadas para compartilhamento nas redes sociais do Cultura Bento e na página do facebook do Conselho Municipal de Política Cultural.

Serão aceitos também materiais em formato de vídeos e fotos de apresentações musicais e de diferentes veias artísticas, como pintura, desenho, fotografia, resenha de livros, crônicas, culinária ou qualquer outra expressão, feitos dentro de casa.

A Secretaria de Cultura também irá disponibilizar em seus canais materiais audiovisuais, como um videoclipes da cidade produzidos com recursos do  Fundo Municipal de Cultura.

Os canais de comunicação do Cultura Bento realizarão uma parceria de divulgação das lives promovidas no Instagram e Facebook dos artistas. A plataforma Guia Bento no Instagram (@guia.bento) também é parceira do Festival.

De acordo com o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, “este momento de união e de força precisa vir de todos. Nossos artistas são talentos natos e ricos que precisam auxiliar a comunidade nesse processo. Seria muito legal que eles possam fazer apresentações de suas sacadas ou varandas ou qualquer outro tipo de expressão cultural e nos enviar para que esses vídeos ou fotos sejam replicados”, ressalta.

O Presidente do Conselho municipal de Política Cultural, Vinícius Nardi, destaque que “É fundamental que, em tempos desafiadores, pensemos em ações criativas para nos mantermos unidos, fortes e chegarmos do outro lado – vivos. Todos estamos engajados neste espírito e precisamos da colaboração coletiva para implementar esta e uma série de ações que estão sendo projetadas”.

Para participar basta o artista entrar em contato por meio de mensagem direta no Facebook e/ou Instagram do Cultura Bento ou também por meio do e-mail [email protected]. O projeto inicia neste sábado, dia 28 de março, a partir das 16h. Todas as manifestações culturais deverão usar as hashtags de divulgação #festivalculturaemcasabento #timedebento #fiqueemcasa #bentocontraocoronavirus #culturabento #artistasdebentocontraocoronavirus #culturaunida.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Arte: Divulgação/Secretaria de Cultura/Fundação Casa das Artes