Festejos Farroupilhas são abertos oficialmente em Bento Gonçalves

Na noite do último sábado, dia 11, a ABCTG sediou a abertura oficial dos Festejos Farroupilhas 2021 de Bento Gonçalves, bem como, de sua programação que segue até o dia 20 de setembro com diversas atrações, em formato híbrido, como apresentações artísticas na Via Del Vino, apresentações musicais online, oficinas de declamação e de culinária, entre outras.

Em seu pronunciamento, o presidente da ABCTG, Adiles Rodrigues de Freitas, enalteceu a união de diversas personalidades e entidades de realizar o evento: “todos que estamos aqui temos uma participação efetiva na concretização da programação dos Festejos 2021. Mesmo com a pandemia, precisamos ser forte de continuar valorizando e representando os verdadeiros valores tradicionalistas e quando acabe ela estejamos todos aqui na ABCTG comemorando . Nós somos gaúchos de garroa trancada. Viva o nosso Rio Grande do Sul, viva os Festejos Farroupilhas”.

O coordenador da 11ª Região Tradicionalista, Luiz Carlos Rigon, evocou o momento da geração da chama crioula em Bento: “é um orgulho que a chama crioula tenha sido gerada pela primeira, para a 11ª RT, em Bento Gonçalves. Essa chama eu percorre em toda a região a pata de cavalo, levada pela equipe de cavalarianos, liderado pelo Gaúcho Homenageado, Claudiomiro Dias, leva os bons frutos desta cidade. Ainda, este município conta com a 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul do CTG Herdeiros da Bombacha. Parabéns, Bento Gonçalves”.

Ainda, Rigon ressaltou que a cidade incentiva as entidades tradicionalistas: “aqui percebe o prestígio que a Administração Pública dá às tradições e aos seus CTGs”.

Neste ano, Bento Gonçalves tem como Gaúcho Homenageado o tradicionalista Claudiomiro Laurindo Dias. Ele nasceu em Alpestre em 28 de julho de 1974, e tem suas raízes no Centro de Tradições Gaúchas Pátria e Querência de Alpestre, onde atuou como capataz na década de 90.

No ano de 2007, já em Bento Gonçalves, fundou com seu irmão Valdomiro e mais três casais de amigos o “PHT Herdeiros do Trançudo”. Em sua trajetória foi patrão do CTG Presilha da Serra, presidente por três oportunidades da Associação Bento-gonçalvense de cultura Tradicionalista (ABCTG), fiscal da 11ª Região Tradicionalista e vice-presidente do 65º Congresso Tradicionalista.

Em seu pronunciamento, Dias ressaltou: “estou muito feliz de integrar a galeria de homenageados. Minha trajetória faz parte um processo de aprendizagem e de levar no coração e na alma os ideais tradicionalistas. Esta homenagem representa a minha dedicação ao Movimento Tradicionalista. Muito obrigado a todos pela minha indicação”.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, salientou a missão da Secretaria de Cultura de promover os valores farroupilhas: “neste ano estamos muito contentes de levar para o centro da cidade um pouco da cultura tradicionalista. As apresentações de dança mostram um pouco deste vasto universo farroupilha. Ela precisa estar na pauta diária da comunidade; ela compõem os valores fundamentais da identidade do povo gaúcho. E uma das missões da Secretaria de Cultura é de manter, valorizar e difundir o espírito tradicionalista juntamente com os CTGs de nosso munícipio e da ABCTG”.

O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira enalteceu o passado e o presente da história do povo gaúcho: “o tradicionalismo tem uma base histórica. Somos um povo aguerrido, que lutou batalhas, forjado nas lutas pelos seus valores. Quando viajamos para outros estados, temos o orgulho de presenciar que a nossa cultura tradicionalista está presente, pois eles têm CTGs. Vemos que nossos símbolos, a nossa bandeira, a nossa culinária, nossa vestimenta, está sendo cultuada. Isso nos traduz como povo. É a nossa imagem como povo. Cada um que está aqui presente é um representante desta cultura. Parabéns a todos”.

Os Festejos Farroupilhas deste ano têm por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. “Caminhos de Anita” pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).

O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha – a mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul.

A patrona do evento no Estado é a declamadora Liliana Cardoso. Natural de Porto Alegre, a patrona tem 43 anos, é declamadora, radialista, apresentadora, mestre de cerimônias, ativista cultural e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura.

Participaram do evento os vereadores Ari Peliciolli e Eduardo Pompermayer e o conselheiro benemérito do MTG, Álvaro Machado de Mesquita.

Os Festejos Farroupilhas 2021 são uma uma realização da Prefeitura de Bento Gonçalves por meio da Secretaria de Cultura e ABCTG e conta com o apoio da 11ª Região Tradicionalista, Movimento Tradicionalista Gaúcho, Brigada Militar, Sistema Fecomércio RS/ Sesc, e patrocínio da Corsan – Evoluir nos define.  Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas.

Confira a programação:

12/09 Domingo

17h – Oficina da Culinária (com Adiles Rodrigues de Freitas, Dayse Justina Maria, Emilia Pereira Moura e Tais Elena Michilon Cordeiro), na ABCTG

19h – Exibição On-line do documentário “200 anos de Anita – Uma mulher à frente do seu tempo” (em parceria com Sesc e Assembleia Legislativa de Santa Catarina)

13/09 Segunda-feira

14h – Sessão de cinema na Fundação Casa das Artes, com o filme “Anita” (em parceria com Sesc e Paiol Filmes)

19h – Sessão de cinema On-line com o filme “Anita” (em parceria com Sesc e Paiol filmes)

14/09 Terça-feira

16h – Apresentação do Grupo Sonidos, na Via Del Vino

19h – Oficina do Churrasco e Charque (com Eduardo de Freitas Corbelini), na ABCTG

15/09 Quarta-feira

14h – Encontro Literário com a Escritora Rosane Castro, com o tema “Anita Garibaldi”, mediação de Eunice Pigozzo (em parceria com a Dom Quixote Livraria & Cafeteria), na ABCTG

16h – Apresentações artísticas com CTG Gaudério Serrano e CTG Herdeiros da Bombacha, na Praça Via Del Vino

19h – Palestra “O contexto da Cultura Negra no Rio Grande do Sul (com Marcus e Solana Corrêa), na ABCTG

20h30 – Bate papo com os Ex-presidentes da ABCTG, mediação de Evandro Vinícius Manes Soares, na ABCTG

16/09 Quinta-feira

16h – Apresentações Artísticas com CTG Laço Velho, na Praça Via Del Vino

19h30 – Oficina da Declamação (com Vinícius Nardi), na ABCTG

17/09 Sexta-feira

16h – Apresentações Artísticas com CTG Laço Velho e CTG Herdeiros da Bombacha, na Praça Via Del Vino

19h – Oficina da Encilha (com Eduardo de Freitas Corbelini), na ABCTG

20h30 – Bate papo com Patrões dos CTGs de Bento Gonçalves, mediação de Claudiomiro Laurindo Dias, na ABCTG

18/09 Sábado

10h – Apresentações Artísticas com CTG Gaudério Serrano e CTG Herdeiros da Bombacha na Praça Via Del Vino

16h – Apresentações artísticas com CTG Presilha da Serra, na Praça Via Del Vino

16h30 – Apresentação Duo Ezequiel De Toni e Giovani Pincetta, na Praça Via Del Vino

20h – Jantar

21h – Show com Tatiéle Bueno, na ABCTG (ingressos antecipados e limitados)

19/09 Domingo

14h – Oficina do Chimarrão (Com Professor Álvaro Machado de Mesquita), na ABCTG

15h – Bate papo com o Gaúcho Homenageado Claudiomiro Laurinho Dias juntamente com os Homenageados dos Festejos anteriores, na ABCTG

17h – Oficina das Danças Gaúchas de Salão (com Academia de Danças Vento Negro), na ABCTG

20h – Jantar

21h – Show com Ênio Medeiros, na ABCTG (ingressos antecipados e limitados)

20/09 Segunda-feira

09h – Cavalgada de Cristo Rei, coordenação do Departamento de Cavalgadas da ABCTG

11h – Celebração Religiosa (com Padre Gilmar Marchesini), na ABCTG

12h – Almoço em Comemoração ao Dia do Gaúcho, na ABCTG (ingressos antecipados e limitados)

13h – Encontro de Gaiteiros (com Rick Gaiteiro), na ABCTG

14h – Apresentação do Grupo Sonidos, na ABCTG

15h – Encerramento dos Festejos Farroupilhas 2021, na ABCTG

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Fotos: Rádio Difusora

(KPJ)