Festejos Farroupilhas 2021: Bento divulga programação para o período de 15 a 17 de setembro

Os Festejos Farroupilhas 2021 tem como tema definido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) “Caminhos de Anita” com o objetivo de homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. Dessa forma, intenciona-se retratá-la por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).

E a heroína farroupilha é o tema central do Encontro Literário, desta quarta-feira, 15, com a escritora Rosane Castro que realizará uma contação de histórias tendo como base o livro “Anita Garibaldi”, de Heloísa Pietro. Após, será apresentada uma cronologia sobre sua vida, enfatizando “o legado de uma mulher determinada que estava à frente de seu tempo e que lutou pela sua liberdade”. O Encontro Literário conta com a participação de alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e mediação de Eunice Pigozzo.

Às 16h, a Via Del Vino recebe as apresentações artísticas dos CTGs Gaudério Serrano e Herdeiros da Bombacha. Em caso de más condições climáticas, serão transmitidas apenas de forma online na rede social Facebook da Secretaria de Cultura e da ABCTG.

Às 19h, a ABCTG recebe a palestra “O contexto da Cultura Negra no Rio Grande do Sul”, com Marcus e Solana Côrrea, coordenadores e fundadores do Movimento Negro Raízes. A palestra iniciará com a referência a patrona Liliane Cardoso, primeira mulher negra a receber esta distinção. No dia 20 de setembro, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, ela lança a obra “Matriz da Cultura Negra no Gauchismo”.

A obra é uma construção coletiva, reunindo artigos de pesquisadores, artistas e estudiosos sobre a presença do negro na construção histórica, econômica e cultural do Rio Grande do Sul. O Movimento Negro Raízes integra a obra com os registros das dinâmicas de cultura negra desenvolvidas e realizadas em parceria com o CTG Trilha Serrana, de Carlos Barbosa, nos anos de 2018 a 2020, intitulado “O enlace entre a Cultura Negra e o Tradicionalismo”. Ainda, será explanada uma cronologia sobre a questão negra a partir dos lanceiros até chegar a era contemporânea.

Já às 20h30, ocorre na ABCTG o bate-papo com os ex-presidentes da entidade: Adiles Rodrigues de Freitas, Arquimedes Paz Conceição, José Franco de Castria, Álvaro Machado de Mesquita, Claudiomiro Laurindo Dias e Dilceo Barp. A mediação será feita pelo secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares.

Na quinta-feira, 16, a programação tem duas atrações. Às 16h, apresentações artísticas com o CTG Laço Velho, na Via Del Vino (sendo transmitida de forma online na rede social Facebook da Secretaria de Cultura e da ABCTG). E às 19h30, ocorre na ABCTG, a Oficina de Declamação, com o escritor Vinícius Nardi, autor do livro “Para além do verbo”.

Na sexta-feira, 17, ocorrem, às 16h, apresentações artísticas com os CTGs Laço Velho e Herdeiros da Bombacha, na Via Del Vino (sendo transmitida de forma online na rede social Facebook da Secretaria de Cultura e da ABCTG). Às 19h, terá a Oficina de Encilha, com Eduardo de Freitas Corbelini, e às 20h30, ocorre um bate-papo com os Patrões e Patroas dos CTGs de Bento Gonçalves: Laço Velho – Sérgio De Toni, Gaudério Serrano – Flávio Ribeiro, Laços da Amizade – Carlinhos de Menezes, Alvorada Gaúcha – Ênio Antônio Brevia, Paisanos da Tradição – Marcelo Martins, Presilha da Serra – Ieda Sodré e Herdeiros da Bombacha – Zélide Vargas de Pellegrin. A mediação é do Gaúcho Homenageado, Claudiomiro Laurindo Dias.

Todas as atrações serão transmitidas ao vivo por meio da página oficial Facebook https://www.facebook.com/culturabentogoncalves e https://www.facebook.com/abctgrs

Programação dos Festejos Farroupilhas 2021 de 15 a 17 de setembro

15/09 Quarta-feira

14h – Encontro Literário com a Escritora Rosane Castro, com o tema “Anita Garibaldi”, mediação de Eunice Pigozzo (em parceria com a Dom Quixote Livraria & Cafeteria), na ABCTG

16h – Apresentações artísticas com CTG Gaudério Serrano e CTG Herdeiros da Bombacha, na Praça Via Del Vino

19h – Palestra “O contexto da Cultura Negra no Rio Grande do Sul (com Marcus e Solana Corrêa), na ABCTG

20h30 – Bate papo com os Ex-presidentes da ABCTG, mediação de Evandro Vinícius Manes Soares, na ABCTG

16/09 Quinta-feira

16h – Apresentações Artísticas com CTG Laço Velho, na Praça Via Del Vino

19h30 – Oficina da Declamação (com Vinícius Nardi), na ABCTG

17/09 Sexta-feira

16h – Apresentações Artísticas com CTG Laço Velho e CTG Herdeiros da Bombacha, na Praça Via Del Vino

19h – Oficina da Encilha (com Eduardo de Freitas Corbelini), na ABCTG

20h30 – Bate papo com Patrões dos CTGs de Bento Gonçalves, mediação de Claudiomiro Laurindo Dias, na ABCTG

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Divulgação/SECULT

(RM)