Está chegando a hora: representante do Senac Bento Gonçalves enfrenta desafio em competição nacional 

Os primeiros quatro dias de provas da etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional já aconteceram no Espírito Santo. Agora, entre 20 e 23 de outubro, chega a vez do representante do Senac Bento Gonçalves, Fernando Casagrande enfrentar os concorrentes dos outros 12 estados na categoria Cabeleireiro e buscar uma vaga para a WorldSkills Shanghai 2002 – a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece entre 12 e 17 de outubro do próximo ano.

As provas que Fernando enfrentará simulam situações reais da profissão em tempos estipulados para cada teste como realização de cortes de cabelo masculino e feminino, coloração, procedimentos químicos e penteados dos mais simples aos mais sofisticados. E sempre pode haver elementos surpresa nas provas desafiando o competidor a ser criativo. Seu desempenho será avaliado por um grupo de experts na modalidade e a expectativa é grande. “Estou otimista e motivado para o desafio. Darei o meu melhor para trazer a medalha para o RS e representar o Brasil na China”, destaca ele. O resultado é anunciado ao final de cada período de provas, em uma cerimônia de premiação. O anúncio do vencedor da ocupação Cabeleireiro será realizado no dia 24 de outubro.

As Competições Senac de Educação Profissional seguem até o dia 31 de outubro e o RS tem mais 3 competidores que seguem na disputa, além de Fernando Casagrande: Larissa Vitória Apollo, em Cuidados de Saúde e Apoio Social; Chrystian Paiva, em Serviços de Restaurante, e Thaís Rozales Ribeiro, em Recepção de Hotel. No domingo (10), a primeira etapa das Competições consagrou o competidor Thiago Bertuol, do Senac Pelotas, que ficou em 2º lugar na ocupação Cozinha e Amanda Bittencourt, do Senac Camaquã, que ocupou o pódio em 3° lugar na ocupação Estética e Bem-estar.

Confira abaixo o calendário de provas e acompanhe ao vivo em www.senac.br/competicoes.

Cabeleireiro e Recepção de Hotel
Provas: 20 a 23 de outubro
Premiação: 24 de outubro, às 9h30
Estados participantes:
Cabeleireiro: AM, CE, DF, ES, MG, PB, PE, RJ, RS, SC e SE
Recepção de Hotel: AL, RJ, RS e SC

Cuidados de Saúde e Apoio Social e Serviços de Restaurante 
Provas: 27 a 30 de outubro
Premiação: 31 de outubro, 9h30
Estados participantes:
Cuidados de Saúde e Apoio Social:  AP, DF, ES, MG, PA, PR, RS e SC
Serviços de Restaurante: BA, CE, ES, MA, MG, MS, PA, PE, RS e SC

Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional  

As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.

Já a WorldSkills reúne competidores em mais de 50 skills (habilidades vocacionais). O Senac entra na disputa internacional com as “ocupações” relacionadas ao Comércio. Já o Senai participa da WorldSkills nas ocupações relacionadas à Indústria. Juntos, os alunos do Senai e do Senac formam a delegação brasileira no mundial das profissões. Mais informações acesse www.senacrs.com.br/competicoes.

 

Fonte: Usina de Notícias
Fotos: Divulgação Senac

(RM)