Escola de Negócios da UCS é aceita como membro da entidade americana AACSB

Reconhecimento ocorreu após processo de avaliação realizado pela instituição dos Estados Unidos, renomada internacionalmente no segmento de negócios

A Escola de Negócios da UCS foi aceita como membro da AACSB – Association for Advance Collegiate Schools of Business, entidade reconhecida internacionalmente pela acreditação de Escolas de Negócios.
O aceite como membro é um pré-requisito da AACSB para acreditações e já ilustra o início assertivo de um processo de avaliação realizado pela entidade americana, que envolveu, para esta etapa, a colaboração entre equipe formada pelos professores Marcelo Faoro de Abreu, Alex Eckert, Ana Cristina Fachinelli Bertolini, Jucelda de Lourdes Gonzatto Peretti, Mateus Panizzon, Paulo Fernando Pinto Barcellos e Roberto Birch Gonçalves, da Área do Conhecimento de Ciências Sociais.

Um caminho foi trilhado desde a modelagem desta unidade acadêmica como uma inovação organizacional para a UCS até a reunião de apresentação da Escola de Negócios da Universidade para a AACSB, envolvendo o encaminhamento de documentações e evidências relacionadas à qualidade, à internacionalização e às parcerias desenvolvidas pelos cursos e programas ligados à Escola de Negócios.

Conforme o diretor da Área do Conhecimento de Ciências Sociais, professor Marcell Bocchese, é um movimento importante e estratégico para a Região no campo de Gestão e Negócios. “Trata-se de um feito significativo para nossa Universidade. A Área do Conhecimento de Ciências Sociais inicia, assim, uma trajetória que, certamente, irá colher frutos muito importantes para a qualificação de nossas ofertas. O aceite é o primeiro passo de outros movimentos que virão. Dessa forma, caminhamos a passos largos para ampliar ainda mais nossas ações no exterior. Uma conquista e tanto!”

O professor Mateus Panizzon, que atua na unidade acadêmica em diferentes opções de Pós-Graduação e Graduação, destaca que o aceite da AACSB evidencia o reconhecimento internacional da qualidade da UCS e dos cursos e programas de Gestão e Negócios, inseridos na Área de Ciências Sociais. “Ao ser aceita como membro, a AACSB reconhece o potencial da Escola de Negócios da UCS a partir de atributos existentes nos cursos e programas de Gestão e Negócios mantidos pela Universidade, tais como sucesso do aluno, impacto na sociedade, internacionalização, interação com empresas, educação executiva, novas metodologias de aprendizagem, entre outros. Os cursos de Gestão e Negócios da UCS têm uma longa tradição na região. Desde o bacharelado em Economia, um dos primeiros da Universidade, até hoje, com um Programa de Pós-Graduação em Administração – Doutorado e Mestrado (PPGA), é possível observar uma evolução e trajetória de qualidade, verticalização para a Pós-Graduação, bem como o estabelecimento de redes internacionais. Muitos egressos dos cursos de Gestão e Negócios da UCS hoje estão em cargos estratégicos ou fundaram importantes negócios e franquias. Portanto, esse fato é resultado do trabalho de professores, estudantes, egressos e técnicos ao longo de muitos anos. Ele representa uma nova capacidade instalada de promover inovações e impacto no campo da gestão. É o início de uma nova fase. Atualmente, ambientes como o City Living Lab, nascido de anos de pesquisa no PPGA, demonstram o que representa as capacidades de uma Escola de Negócios de nova geração, que integra pós-graduação e graduação, pesquisa avançada e interdisciplinar para mobilizar desenvolvimento baseado em conhecimento, reconfigurando as práticas de gestão pública. É o conhecimento provocando transformação das organizações. Em síntese, tornar-se membro da AACSB é um sinalizador dos diferenciais da Universidade no contexto regional, e promove a visibilidade a todos estes atributos”.

O professor ainda contextualiza a Escola de Negócios da UCS como única na região da Serra Gaúcha com este reconhecimento. No Brasil, são apenas 14 Escolas de Negócio associadas à AACSB, em um universo de mais de 1.500 IES que oferecem cursos de Administração. A comunidade acadêmica da UCS passa a fazer parte deste grupo dos 1%, bem como a comunidade empresarial conectada aos Programas e Cursos relacionados à Escola de Negócios. A distinção, vinda de uma entidade de alcance global, permitirá, neste primeiro momento, a professores e estudantes da Escola de Negócios da UCS, o acesso à plataforma Business Education Alliance da AACSB, com diversos recursos e networking, conectando-se com as melhores Escolas de Negócio do mundo, incluindo Business Partners.

A Escola de Negócios da UCS
A Escola de Negócios da UCS tem o propósito, de forma contínua e a partir de visão global e compromisso local, de elevar as capacidades e as competências das organizações e lideranças da região de abrangência da Universidade, promovendo impacto positivo, crescimento sustentável e novos ciclos de mudança e reconfiguração. A unidade acadêmica, inserida na Área de Ciências Sociais, compreende os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, cursos de Graduação, Tecnólogos, Especializações, MBAs e Programas de Educação Executiva e Extensão relacionados à Gestão e Negócios. Envolve, ainda, relações com o Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais, os cursos de Gestão e Negócios do Programa de Educação Corporativa, as Unidades de Negócios específicas da Escola Superior de Negócios, e relaciona-se transversalmente com outras áreas, unidades, programas e cursos da Universidade de Caxias do Sul para propostas interdisciplinares e inovadoras.

AACSB
A Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB) é uma organização de acreditação americana, fundada em 1916, que fornece credenciamento às melhores escolas de negócios do mundo. Na última parte do século XX, ampliou o processo de internacionalização da educação empresarial, com o aceite e credenciamento de instituições fora dos Estados Unidos, envolvendo as Escolas de Negócio, cursos de Administração e de Contabilidade.

 

Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação