Em Cotiporã, mais de 15 profissionais já receberam a segunda dose da vacina AntiCovid

A vacinação contra a Covid-19 iniciou no município de Cotiporã no dia 19 de janeiro deste ano com a aplicação das vacinas em profissionais da rede pública de saúde, que atuam na linha de frente ao combate do Coronavírus. Em seguida, foi iniciada a vacinação dos profissionais de saúde liberais e em idosos que possuem 85 anos de idade ou mais, os quais receberam a dose na Unidade Básica de Saúde ou em seu domicílio.

Até o momento, aproximadamente 200 doses foram aplicadas em profissionais e idosos cotiporansenes, sendo que 17 trabalhadores da saúde pública receberam a segunda dose da vacina, o que confere a imunização completa dos mesmos.

Para garantir a eficácia da vacina, é necessária a aplicação de duas doses da mesma, já que, com uma dose, o cidadão não terá o benefício completo da proteção contra o vírus. A aplicação da segunda dose da CoronaVac (Instituto Butantan) ocorre em um intervalo de 14 a 28 dias. Já a segunda dose da Vacina Oxford/AstraZeneca (Fiocruz) é aplicada em 12 semanas após receber a primeira dose.

Nesta sexta-feira, dia 19/02, 02 vacinas (2ª dose) foram aplicadas em profissionais da saúde pública, 03 vacinas (1ª dose) em idosos, na UBS, e 05 doses serão aplicadas em idosos a domicílio, em caso de não recusa dos mesmos.

Fonte e foto: Prefeitura de Cotiporã