Em carta aos alunos reitoria da UCS projeta aulas presenciais no segundo semestre de 2020

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) emitiu nesta sexta-feira, dia 24, uma carta a todos os seus alunos indicando a retomada das aulas presenciais a partir do segundo semestre de 2020, que se inicia no próximo dia 10 de agosto. Na nota a reitoria da universidade agradece o apoio e compreensão de todos com o período, que foi de aulas virtuais.

Ainda conforme a carta, todos os espaços dos campi em especial as salas de aula, os laboratórios, com seus materiais e equipamentos, foram higienizados, e será obrigatório o uso de máscaras e de álcool gel, que estão presentes nos ambientes em que circulam pessoas, entre outras medidas.

Confira a carta na íntegra:

Prezado(a) estudante:

Inicialmente, queremos agradecer a você e a sua família pelo apoio ao trabalho realizado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) ao longo do isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Agradecemos também pela compreensão demonstrada durante o processo de adaptação às aulas virtuais e pela confiança que mantiveram na UCS em relação à obtenção de bons resultados.

O cenário ainda é de muita complexidade e indefinição. Mesmo assim, podemos ter algumas convicções, dentre elas, a certeza de nosso reencontro, e, como você, estamos na expectativa.

Possibilidade de retorno presencial – A UCS está se organizando para a volta às aulas, no segundo semestre, que se inicia no dia 10 de agosto de 2020. Desejamos e planejamos que possamos nos encontrar presencialmente. Para tanto, estamos nos preparando, rigorosamente atentos aos cuidados necessários ao momento atual. Sabemos da necessidade de cuidado com a saúde de todos os estudantes, professores, funcionários e, de forma extensiva, de seus familiares e pessoas de convívio.

Em vista disso, higienizamos todos os espaços de nossa Instituição, em especial as salas de aula e os laboratórios, com seus materiais e equipamentos. Máscaras e álcool em gel estarão obrigatoriamente presentes nos ambientes em que circulam pessoas.

Possibilidade de continuidade das aulas síncronas – Contudo, se tivermos que superar essas expectativas e mantermos o distanciamento social por mais algum tempo, também estamos preparados. Acreditamos que, durante o primeiro semestre deste ano, você pôde comprovar o comprometimento da UCS com uma formação profissional de excelência e com a efetivação dos projetos pedagógicos dos cursos e das ementas das disciplinas.

Assim, continuaremos dispondo das tecnologias de aprendizagem para garantirmos o prosseguimento de seus estudos. E, caso haja alguma dificuldade relacionada ao acesso a essas tecnologias ou à realização das atividades por meio dessas ferramentas, há uma equipe de funcionários para orientá-lo(a) e até espaços com computadores higienizados e disponíveis para uso.

Se a sua dificuldade for em relação ao transporte até a Universidade, outras ferramentas pedagógicas, além das aulas virtuais, podem ser acionadas. Para tanto, basta entrar em contato com o seu professor, o coordenador de curso ou o diretor da Área do Conhecimento, pois a UCS está comprometida em buscar a melhor solução para a continuidade de seus estudos.

Apoio ao Aluno – Além disso, disponibilizamos um amplo e consistente programa de subsídios para lhe oferecer a segurança de continuar estudando e se aproximando da conquista do diploma em nível superior. Mais informações sobre isso, você encontra na página Programas e Ações de Apoio ao Aluno.

Neste momento repleto de inseguranças, temos a certeza de estarmos fazendo o nosso melhor. Sabemos que uma universidade se constrói a partir das suas respostas aos desafios do tempo; assim foi em toda a história da UCS, e vai continuar sendo. Estamos atentos ao acolhimento de suas necessidades e ao atendimento de demandas, e ressaltamos que nosso principal compromisso é com você, estudante. Estamos juntos na construção de seu projeto de vida. Conte conosco!

Por fim, desejamos que esteja bem e que aproveite o período de férias, de 19 de julho a 9 de agosto, cuidando de si e de seus familiares.

Temos a certeza de que dias melhores virão e de que juntos superaremos este momento de desafios!

Cordiais saudações,

Prof. Dr. Evaldo Antonio Kuiava
Reitor