Em apresentação dos números de estudo da Covid-19, Pasin anuncia que assume Secretaria de Saúde

Em transmissão ao vivo na página do Facebook pessoal, o prefeito Guilherme Pasin manifestou nesta quarta-feira os números da primeira etapa do estudo “Epidemiologia da COVID-19 em Bento Gonçalves”.

O levantamento foi realizado nos dias 30 de maio e 02 de junho, com cerca de 250 testados, trabalhadores do comércio, supermercados, turismo, entre outros que tem contato direto no atendimento populacional.

O objetivo foi avaliar a evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no município, através de testes rápidos que detectam a presença de anticorpos IgM (de infecção mais recente) e IgG (de infecção mais antiga) para o novo coronavírus a partir de amostras de sangue coletadas por punção digital.

Dos 250 testes realizados 09 apresentaram confirmação da doença, seja com IgG, IgM ou IgG e IgM, o que aponta, que 3,6% da população já desenvolveu anticorpos para Covid-19. Destes 04 já estavam com anticorpos da doença (IgG), e 05 ainda com o vírus (IgM).

Cerca de 05 equipes da Prefeitura visitaram os estabelecimentos definidos previamente pelas entidades setoriais. Durante a visita, foi aplicado um questionário com o objetivo de identificar se os funcionários apresentaram ou apresentam sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar, bem como informações sobre saúde, idade, entre outros dados.

Após isso, os profissionais da saúde realizam a testagem rápida coletando uma amostra de sangue. Os resultados, obtidos em 15 minutos de espera, são tabulados e analisados com auxílio de algoritmos e apresentados, permitindo ajustes nas ações de combate ao coronavírus. Pacientes que testaram positivo para a doença recebem acompanhamento especial.

Mudança na Secretaria de Saúde

Foi comunicado no mesmo vídeo em razão de um pedido do secretário de Saúde, Diogo Siqueira, mudança na pasta. O gestor deixa a função que será acumulada pelo prefeito Guilherme Pasin. A partir desta quinta, dia 4, faltando quatro meses para as Eleições 2020, é o prazo para que Secretários que pretendam concorrer como prefeito ou vice no próximo pleito tenham que deixar seus cargos. Diogo deverá encabeçar uma chapa que deverá reunir PSDB, seu partido, além dos Progressistas, sigla da atual Administração.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora